Série: Lugares para conhecer na Bahia - Morro de São Paulo

Acho que eu devo começar essa postagem dizendo que eu tenho o maior orgulho em ser nordestina, orgulho de ser baiana e crescer absorvendo...


Acho que eu devo começar essa postagem dizendo que eu tenho o maior orgulho em ser nordestina, orgulho de ser baiana e crescer absorvendo toda essa cultura e história. Quando a Tamara do blog Tamaravilhosamente e a Wendy do It's Geekly me chamaram para participar dessa série eu fiquei muito feliz por terem lembrado de mim, mas principalmente por ter a oportunidade de falar aqui no blog o quanto eu amo a minha Bahia. E nesse convite eu vi a oportunidade de tentar mostrar a vocês um outro lugar que eu amo muito e morro de saudades e obviamente esse lugar é Pernambuco e quem vai fazer postagens sobre lugares incríveis para conhecer em Pernambuco é a Hellen do blog Apenas Giz!

Essa é a primeira postagem dessa série maravilhosa, e o legal é que você também vai poder conferir as indicações da Tamara, da Wendy e da Hellen! Então já sabe né? Quando terminar de ler essa publicação, vai lá no blog das três e conhece mais lugares incríveis!

História 

Bahia é história, quando não é história com certeza é eco turismo e as vezes dá para fazer os dois no mesmo lugar! Mas a história do Morro de São Paulo é bastante interessante! A terra dos índios Tupinambás teve o seu primeiro registro em documentos históricos feito em 1531 pelo governador Martim Afonso de Souza (dono da capitania hereditária).

Em 1630 começaram as obras da Fortaleza Tampirandú para evitar e proteger as invasões na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Em 1746 a mandado do Rei André de Melo Castro iniciaram a Fonte Grande para que a população e as tropas tivessem fornecimento de água. Este reservatório foi em sua época reconhecido como exemplo de tecnologia por ser o mais moderno e mais complexo da época e também o maior da Bahia colonial.

Mas tarde, foi palco para Segunda Guerra Mundial onde os nazistas naufragaram navios em frente à Primeira Praia, motivo pelo qual fez o Brasil entrar na guerra.


O que fazer de dia

O que não falta é opção! As praias são divididas por números, da primeira até a quinta praia você pode desfrutar da tiroleza, surf, kitesurf, banana boat, a parte histórica do Morro e trilhas, inclusive, você pode fazer uma trilha de quarenta minutos e chegar até um lugar chamado Fonte do Céu. 



Não bastando as maravilhas da ilha, você pode fazer um passeio que faz a volta na ilha Tinharé e passa pelas outras duas ilhas habitadas do arquipélago até a Ponta do Curral em frente à praia da Gamboa. Há outro passeio de Toyota que leva os passageiros até apraia de Garapuá, situada após um longe manguezal no final da Quinta Praia. 

O que fazer à noite 

No Morro de São Paulo você vai precisar redefinir seu conceito de "noite" já que as festas e agitações só começam por volta da meia noite. Além dos bares e restaurantes, você pode desfrutas de luaus e shows ao vivo na primeira praia, mas quem estiver afim de badalação existem duas opções, a Pulsar Disco e a Toca do Morcego que oferecem música eletrônica, som ao vivo e festas temáticas, mas a entrada obviamente é paga.


Como chegar

Chegar no Morro de São Paulo é muito fácil! Eu conheço três opções, a primeira é pelo cais em Salvador, a passagem custa em média R$60,00 e você pode desfrutar de um passeio incrível na Baía de Todos os Santos, na época certa, você ainda consegue ver as baleias Jubartes chegando no território de águas quentes para reprodução. A segunda opção é por Valença, uma hora de barco e uns 30 minutos de lancha e por Cairú, de qualquer forma, você só pode chegar no Morro de São Paulo com um barco. Os turistas precisam pagar uma taxa para entrar, custa uns R$15,00 e esse dinheiro é usado na manutenção da ilha.



Tentei ao máximo não deixar a postagem longa! Como eu disse antes, essa é apenas a primeira parte da série que será composta por três publicações. A Tamara do blog Tamaravilhosamente, a Wendy do blog It's Geekly e a Hellen do blog Apenas giz também estão participando dessa série, visite o blog delas e conheça mais lugares incríveis!

 - Todas as imagens utilizadas dessa publicação foi retirada do Google-

Instagram / Twitter / Facebook

Leia Também

11 comments

  1. Oiii Vaneza! Que lugar mais lindo *--* e a história dele também <3 Sou louca para fazer uma tirolesa ou até mesmo andar boat kkk Achei incrível! Com certeza é um lugar muito lindo e que todo mundo deve conhecer <3 E esse Pôr do sol está divino, é muita coisa linda em um post só kkkk Obrigada mais uma vez por me convidar, estou adorando participar e estou ansiosa pelos próximos lugares *--*

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, você iria surtar com a tirolesa do Morro! É super alta! Para chegar nela você precisa voltar ao inicio da ilha e subir uma escadaria que passa pelo cemitério, uma das boates que oferecem festas privadas e o farol! E a vista é maravilhosa <3

      Excluir
  2. Que lugar lindo! Além das belezas naturais é recheado de histórias né!
    Amei a dica!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, além de ser incrivelmente lindo, o Morro de São Paulo consegue ser o lugar ideal para todo mundo! A vibe daquele lugar é maravilhosa <3

      Excluir
  3. Ahh Vaneza! não me deixa assim! agora eu estou sonhando para conhecer este lugar... sorte que a passagem não é tão cara <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay!Vem conhecer a Bahia toda, aqui é só amor <3

      Excluir
  4. AI MEU CORAÇÃO!!! Preciso conhecer a Bahia! Mas já amei conhecer um pouquinho de longe através desse post supeeer bem explicado. Parabéns, Va! Eu só chamo as melhores pra firmar parceria comigo, gente, só postagem de qualidade, meu povo! hahaha
    Quando eu for pra Bahia você será minha guia turística, já decidi!
    To amando essa série! Muito obrigada por tomar participar. Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo! Melhor lugar <3
      Depois desse "só chamo as melhores pra firmar parceria comigo, só postagem de qualidade" nem vou conseguir dormir! ASHUASHUASHUASHUA
      Pode vim que eu te levo pra conhecer vários lugares legais <3

      Excluir
  5. O lugar é lindo en!
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim! É lindo! E eu cometi a super mancada de não falar sobre o Festival do Morro de São Paulo, o antigo Festival de Primavera que acontece todos os anos da segunda praia e já trouxe a Vanessa da Mata, Maria Gadú, Lenini e muitos outros cantores incríveis!

      Excluir
  6. Nossinhoraaa! A fonte dos céus!! Quero muito conhecer. Esse post dá uma vontade de viajar, amei. <3

    ResponderExcluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3