Precisamos conversar sobre a coleção Vaga-lume

Para aqueles que não fazem ideia do que foi a coleção Vaga-lume, deixo as seguintes informações: A coleção Vaga-lume foi lançada em 1973 ...


Para aqueles que não fazem ideia do que foi a coleção Vaga-lume, deixo as seguintes informações: A coleção Vaga-lume foi lançada em 1973 pela Editora Ática e era voltada para o publico infanto juvenil. Agora que você já sabe do que essa publicação se trata, vou falar um pouco sobre o impacto que essa coleção teve na minha vida.

Eu nasci em 1997, e com muita sorte alguns poucos livros dessa coleção chegaram em minhas mãos, minha mãe sempre me incentivou a ler, eu tive vários livros ilustrados sobre contos de fadas, gibis do Tio Patinhas e um livro sobre uma bruxa que tinham várias imagens holográficas e eu tenho quase certeza que lia ele umas três vezes por dia.

Um certo dia, uma amiga chegou na minha casa com um livro que ela pegou na biblioteca do colégio que estudava na época, me contou maravilhas sobre o livro e deixou sob os meus cuidados enquanto o prazo de entrega não terminava, obviamente não perdi tempo e embarquei nessa aventura. O livro em questão era O Caso da borboleta Atíria, que ganhou resenha aqui no blog por esses dias e basta clicar aqui para conferir essa resenha!

Quando iniciei a leitura, demorou pouco tempo para me encontrar imersa e completamente apaixonada pela história, era algo completamente diferente dos contos de fadas que eu lia, era uma série de investigações ambientada em um bosque, onde os personagens eram bichinhos com nomes tão engraçados que eu senti a necessidade de pesquisar e ver imagens de como eles eram além da minha imaginação.

É engraçado pois ainda lembro como me senti, pode soar muito idiota, mas ler algo de um gênero tão diferente do que estava acostumada fez com que me sentisse até mais madura, e quer saber? Eu realmente amadureci, só que foi o meu amor pela leitura. Depois desse livro, eu sinto que de fato a minha vida literária estava iniciada! Os contos de fadas foram aos poucos substituídos por livros sem gravuras, depois livros mais grossos e quando me dei conta já estava criando uma investigação particular sobre a Capitu ter ou não traído o Bentinho!

E eu sei que existem outras pessoas que se identificam com esse meu amadurecimento literário, já encontrei várias pessoas em grupos literários que são apaixonados por essa coleção e talvez você esteja se perguntando o motivo desse texto enorme, e eu vou explicar. Tenho um sobrinho de sete anos e quero muito incentivar ele a ter o hábito de ler, daí eu chego em uma sessão infanto juvenil e vejo uma pilha de livros escritos por Youtubers, livros que na minha opinião, não são a melhor leitura para uma criança, posso estar errada? Sim! Mas o ponto da questão é: cadê aquela literatura infanto juvenil que fez a minha infância? 

Cadê as aventuras mais surreais que só poderiam existir no imaginário? Cadê as histórias sobre amizade? Cadê os livros que sempre finalizavam com algum ensinamento? Procurei na sessão errada? Sei que não dá para comparar as crianças de atualmente com toda essa tecnologia com as crianças de antigamente que colecionavam hematomas numa tarde correndo com os amigos, mas literatura é literatura né? Foi por isso que resolvi criar essa petição pública pedindo a volta da coleção Vaga-lume. Foi para matar a saudade, e poder ver meu sobrinho descobrindo o universo incrível que os livros carregam.

Se você já conhecia a coleção ou nunca ouviu falar mais gostou do texto, assina por favor, é rapidinho! Quem sabe juntos não conseguimos essa? Clique aqui para assinar!

Instagram / Twitter / Facebook / Skoob 




Leia Também

7 comments

  1. Eu amo essa coleção!!! Também fez parte da minha infância (e eu tenho o dobro da sua idade...) e gostaria muito de passá-la ao meu filho... eu já assinei a petição!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renata!
      Não só essa coleção, mas outros livros infanto-juvenis seriam tão bem vindos!

      Excluir
  2. Gostei da indicação!! Eu nunca tinha ouvido falar dessa coleção e fiquei bastante curiosa pra ler <3

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissa, a coleção é muito amorzinho! Tenho tanta vontade de ter a coleção e ler todos os outros livros que não encontrei. Acho que você iria adorar!

      Excluir
  3. Eu comecei a ler seu blog ontem e nossa achei incrível e fiquei tãooo curiosa pra ler, eu meio que adoro livros com temática assim, parece interessante.
    Nerd Contemporânea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Muito bem vinda ao bloguinho <3
      Infelizmente livros infanto-juvenis nesse estilo são uma raridade </3

      Excluir
  4. Amo a coleção vaga-lume e também tive sorte de poder por as mãos em alguns livros dessa coleção. Concordo com você sobre os livros de youtubers, não acho que irão levar as crianças de hoje nas aventuras que tivemos quando crianças!!

    Adorei seu blog
    Xoxo
    capaepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3