Desafios literários 2021

 Além de planejar uma TBR, os desafios literários e leituras coletivas tem me ajudado muito a ter mais ânimo para ler, e consequentemente le...


 Além de planejar uma TBR, os desafios literários e leituras coletivas tem me ajudado muito a ter mais ânimo para ler, e consequentemente ler mais livros. Não querendo dizer que ser leitor é ter a obrigação de ler muito, ou que eu esteja alimentando uma competição de quem lê mais livros. No meu caso, é um desejo meu ler mais, principalmente depois de ter passado um ano sem fazer as leituras que eu sempre gostei.

Os desafios literários começaram para mim com as maratonas de halloween que eu faço no mês de outubro. Eu separo algumas categorias e monto uma TBR em cima dessas categorias. As leituras coletivas acontecem aos montes no bookstagram. No ano passado eu participei de algumas leituras coletivas e fiz algumas com um grupo de amigos. Essa prática de listar as metas e definir objetivos diários me ajudou muito na gestão do meu tempo. Eu estou no fim da minha graduação e tenho várias coisas para fazer, várias leituras e atividades, e foi justamente por causa da faculdade que eu diminui meu ritmo de leitura. No período da pandemia eu aproveitei para ajustar as coisas, e funcionou demais! Obvio que iria repetir em 2021, e nessa publicação eu vou compartilhar com vocês quais desafios literários e leituras coletivas eu tenho previstas para fazer.


O que são as leituras coletivas?

É a promoção da leitura de um ou mais livros, tendo previamente estabelecido metas diárias e em muitos casos também a discussão da obra. Geralmente são criados grupos de interação para essas leituras coletivas (também conhecidas pela abreviação LC). 


O que são os desafios literários?

Os desafios literários podem ser mais longos que as leituras coletivas e mais abrangentes. Pode ser promover a leitura de todos os livros de um determinado autor, ou temas literários pré estabelecidas de acordo com um objetivo, como fantasia nacional, ou clássicos da literatura brasileira. Desde 2020 eu faço no instagram literário @garotado330, a maratona Halloween Literário, composta por desafios temáticos para promover a leitura de obras que remetam de alguma forma ao halloween, e é sempre muito divertido. Obvio que em 2021 haverá esse desafio.


O que eu tenho programado para 2021

Atualmente eu estou fazendo com um grupo de amigos a leitura coletiva de Percy Jackson e os Olimpianos, determinamos que vamos ler os cinco livros em ordem cronológica, um livro por mês. A meta diária são três capítulos por dia, assim temos uma estimativa de quanto tempo passaremos lendo o livro do mês, viabilizando a leitura de outros livros que não façam parte do objetivo.

Agora no fim de fevereiro também estou participando da leitura coletiva de Riacho do Jerimum, uma fantacia nacional da autora Jadna Alana. A meta é ler cinco capítulos por dia e finalizar a leitura ainda no mês de fevereiro.

Para os desafios literários, que são definitivamente mais longos, eu tenho dois em andamento. O primeiro são objetivos mensais de um grupo de leitores da cidade que eu morava, todo mês nós temos categorias diversas para cumprir e eu não montei uma TBR para esses desafios, a ideia é que eu encaixe os livros que eu já quero ler nas categorias pré estabelecidas pelos organizadores do grupo. Em janeiro a categoria foi "um livro esquecido na estante" e eu encaixei Percy Jackson e o ladrão de raios, que era um livro que eu sempre tive curiosidade em ler mas nunca achava que seria um bom momento. Para o mês de fevereiro eu tenho que ler um livro com a capa preta, e para essa categoria eu escolhi Riacho do Jerimum.

O segundo desafio que eu estou participando foi organizado pela Neylane do bookstagram   @livrerias    inclusive eu recomendo muito o perfil dela pra quem gosta de livros e mangás. O desafio se chama "Lendo as escolas literárias" e promove a leitura de livros nacionais com base nas escolas literárias. Começa pela primeira fase do romantismo porque é a primeira escola literária produzida por brasileiros, e não Portugueses falando sobre o Brasil.

A minha TBR para esse desafio ficou assim:

Romantismo fase 1: Iracema

Romantismo fase 2: Lira dos vinte anos

Romantismo fase 3: Os escravos

Realismo: Ressurreição

Naturalismo: O cortiço

Parnasianismo: Alma Infantil

Simbolismo: Eu

Pré Modernismo: Triste fim de Policarpo Quaresma

Modernismo fase 1: Macunaíma

Modernismo fase 2: Vidas Secas

Modernismo fase 3: Perto do coração selvagem

Contemporânea 1: Quarto de despejo

Contemporânea 2: Becos da memória


Existem alguns outros desafios que eu tenho em mente, mas não vou fazer eles pensando em uma meta para finalizar, podem durar anos ou meses, mas eu tenho o objetivo de ler todos os romances da Clarice Lispector, Machado de Assis e Jorge Amado. A lista de livros é gigante, mas o importante é manter a diversão da leitura.


     Conheça também o Instagram @garotado330     


Leia Também

2 comments

  1. Olá,
    Gostei de conhecer suas metas e sua forma de incentivo a leitura. Também estava tendo problemas em ler o quanto queria e apesar de nunca me estipular metas, esse mês entrei em algumas leituras coletivas, de forma a me incentivar, e está funcionando até agora.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. amei a ideia! esse tipo de incentivo, creio eu, que incentiva mesmo a leitura...

    esse ano retomar meu hábito de ler é uma das maiores metas e estou conseguindo

    abraços
    Nat - Mulher Conectada

    ResponderExcluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3