Série: Lugares para conhecer na Bahia - Farol da Barra

Esse é o ultimo post da série! Ficou triste? Eu também! Amei muito conhecer vários lugares incríveis que a Hellen do blog  Apenas Giz ,...


Esse é o ultimo post da série! Ficou triste? Eu também! Amei muito conhecer vários lugares incríveis que a Hellen do blog Apenas Giz, a Tamara do blog Tamaravilhosamente e a Wendy do blog It's Geekly mostraram ao longo da série. E para fechar com chave de ouro, eu escolhi um dos lugares que eu gosto muito, é bastante frequentado por jovens, tem restaurantes maravilhosos, uma vista incrível e aquele valor histórico que deixa tudo ainda mais interessante! 


No século 17, a baía de todos os santos recebia os grandes navios que vinham roubar buscar pau-brasil e outras especiarias para satisfazer as necessidades dos europeus. Atualmente é quase de conhecimento geral que a baía é cheia de bancos de areia que mudam de acordo com a maré, mas naquela época de tanto descobrimento tecnológico, ainda não era possível ter mais informações sobre os tais bancos de areia,  e sem mais delongas, um navio português chamado Galeão Santíssimo Sacramento naufragou no dia 05 de maio de 1668 na praia do Rio Vermelho. E basicamente, esse foi  um dos motivos para construir o Farol de Santo Antônio, mais conhecido atualmente como Farol da Barra. 

O farol em 1860

A inauguração do Farol aconteceu em 2 de dezembro de 1839 e desde então passou por várias mudanças, principalmente a lanterna que logo no inicio funcionava com óleo de baleia e atualmente é elétrico (as baleias agradecem). 


Agora que já sabemos o teor histórico desse lugar incrível, vamos conversar sobre as opções de entretenimento. De dia, além da paisagem perfeita, você pode conhecer o Museu Náutico da Bahia que fica dentro da fortaleza, com vários itens históricos e uma lojinha que vende várias lembrancinhas lindas <3 Na parte de fora, dá para aproveitar um dia de sol simplesmente sentando na grama e aproveitando aquele tempinho com os amigos, além de restaurantes que ficam abertos durante todo o dia.

Claro que eu não poderia deixar de falar no carnaval né?! O circuito Barra - Ondina é o mais conhecido, também, quem não iria amar pular carnaval olhando o mar?!


Durante a noite, acho que fica ainda mais lindo! E eu não posso deixar de falar algo muito importante! Antes mesmo da construção do farol, o forte já existia! Foi construído em 1536, é o primeiro forte do Brasil e inclusive, foi tomado na invasão Holandesa que durou apenas um ano (1624-1625).


Depois de toda essa beleza, finalizo o post pedindo desculpas pelo atraso. O importante é postar, certo? E agora que você conheceu mais um ponto turístico aqui da Bahia, está na hora de conhecer o Museu passo do frevo com a Hellen do blog Apenas Giz, Cachoeiro de Itapemirim com a Tamara do blog Tamaravilhosamente e a Serra da Cantareira com a Wendy do blog It's Geekly!

Instagram / Twitter / Facebook / Skoob / Like a Geek BR




Leia Também

10 comments

  1. Eu nunca fui para a Bahia mas tenho muita vontade conhecer. Acho lindo e principalmente pois é um lugar muito importante da nossa história. Amei o post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!
      A Bahia é cheia de história e ecoturismo, já está programando a sua visita? :P

      Excluir
  2. Oiii Van! Nossaaaa que lugar mais lindo *--* estou encantada aqui, que teor histórico forte né!? Amei, eu iria adorar pular carnaval olhando pro mar <3 Amei o post! Com certeza mais um lugar para conhecer kkkk Adorei a nossa parceria <3 e espero que possamos fazer mais projetos juntos :D

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vamos fazer mais projetos juntas! Você vai cansar de mim qualquer dia desses xD

      Excluir
  3. Ai meu core! Sabia que tinha que preparar o psicológico pra mais um post seu! Menina que lugar encantador. Alô alô Brasil, alguém me patrocina pra eu viajar pra Bahia, por favor!!! hahaha Muito obrigada por topar participar desse projeto, Va! E que venham novas parcerias pois eu ameeei tudo isso! <3 Beijo grande!
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, não fica assim! Um dia você vem conhecer esse nordeste lindo e essa Bahia maravilhosa <3

      Excluir
  4. Eu tenho vários familiares que viajaram para aí. Sabe que estou sonhando muito? Ano passado eu fui para Porto Seguro, mas estou louca para conhecer Fortaleza <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui em Porto Seguro e nem Fortaleza, a verdade é que eu quero MUITO conhecer mais o nordeste, é muita coisa linda por metro quadrado kkkkk

      Excluir
  5. Que coincidência, eu também sou de Salvador! E sim, cidade é linda, eu amo o farol!
    Hoje moro em Valença-Ba, mas sempre vou aí para matar a saudade! Bjo, querida!

    http://resenhachic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana! Sou de Salvador e também moro em Valença! Coincidencia maior ainda! Kkkkkk

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3