Sobre os dias que vivi e o prazo acabando | Reta final do 101 coisas em 1001 dias

Esse blog existe desde 2015 e toda a trajetória foi composta de presenças e ausências. Fato é que eu adoro ter esse espaço e sempre volto pa...


Esse blog existe desde 2015 e toda a trajetória foi composta de presenças e ausências. Fato é que eu adoro ter esse espaço e sempre volto para cá. Nessas idas e vindas, tentando me reconectar com quem eu fui e quem queria ser, voltei aqui com um desafio, o 101 coisas em 1001 dias. O nome é meio autoexplicativo, mas só para reforçar, é uma lista com 101 coisas para fazer no prazo de 1001 dias. Você pode conferir os motivos que me levaram a fazer esse desafio e a minha lista atualizada  clicando aqui. 

Eu fiz essa lista no dia 28/03/2022, eu estava no fim da graduação, cheia de inseguranças e com pouca perspectiva de futuro. Fiz uma lista com coisas que queria fazer, coisas simples com morada no passado, e outras coisas não tão simples, com um pé num futuro que eu sempre sonhei. Mas acima de tudo, coisas que falam sobre quem eu quero ser no presente, vontades que nasceram no agora. É extremamente significativo para mim viver pensando no presente, tendo em vista que até 2022 eu estava focada no sonho de infância que era ser arqueóloga. Imagina se deparar com a realização do grande objetivo da infância e você não ter nada planejado para depois. Sim, a crise existencial foi forte. Pensar nessas 101 coisas foi, depois de tantos anos, pensar no presente, nos sonhos que se sonham no agora. E o prazo dos 1001 dias chegará ao final daqui a 81 dias. Até 23/12/2024 eu ainda tenho um caminho a percorrer, mas sem pressa, afinal, é uma lista sobre o meu agora e tudo que está ao meu alcance de realizar.

Todo esse fluxo de pensamento saiu porque nos últimos dias me peguei pensando sobre como o tempo tem passado rápido, sobre como coisas boas estão acontecendo, e logo meu pensamento caiu nessa lista. Eu lembro do dia que escrevi ela, meio chorosa depois de uma sessão de terapia. Eu escrevi coisas que adoraria estar vivendo naquele momento, coisas que fariam sentido em alguns anos por simplesmente representarem uma falta grande dentro de mim. E hoje, 81 dias antes do fim do prazo, sindo a plena felicidade de saber que consegui. Não tudo, mas tudo o que consegui eu finamente reconheço.

Os próximos dias, serão uma tentativa de conseguir riscar mais alguns itens da lista. Confesso que já estou pensando na próxima! Se você sentiu vontade de fazer o desafio, eu recomendo. Na verdade, tenho recomendado para vários amigos. É uma boa forma de pensar sobre o futuro, sobre o presente e sobre como conquistamos coisas e às vezes nem valorizamos nossos esforços e conquistas. É sobre se celebrar sem medo de parecer arrogante, e acima de tudo, não atribuir aos outros o grande papel de ser validado e reconhecido.


"Se os seus sonhos inacabáveis guiam os seus caminhos, lutem para que eles virem realidade sob a bandeira de seus ideais!" 
- Eiichiro Oda

Leia Também

13 comments

  1. 101 coisas em 1001 dias me parece muito tentador, mas, sendo sincera, nem sei se tenho mais de 50 coisas que quero fazer, precisaria usar a cabeça pra pensar um pouco kkkkk Adorei ver a sua lista, me deu ideias para a minha própria. O ato de criar listas e ir ticando cada uma das coisas dá uma satisfação, não? Ver o progresso que a gente teve, mesmo que pequeno.

    Abraços, nanaview

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana eu recomendo muito essa atividade! Tem tanta coisa que a gente procrastina fazer por não priorizar, principalmente coisas voltadas ao nosso lazer. Tenho certeza que tirar uns dias para pensar nos itens da sua lista vai render um projeto interessante xD

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Você achou a solução pra muita crise de ansiedade e pra autossabotagem que causa essa cegueira do tempo, de achar que num fez nada da vida e o tempo passou. Com a lista você consegue visualizar o tempo e as coisas que você fez. Eu já disse aqui que ia fazer essa lista, mas nunca comecei de fato porque sei que não tenho esse tanto de itens pra preencher a lista, mas acho que vou fazer mesmo assim, com poucos itens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você com certeza consegue fazer 101 itens! Te juro! Pode ser que você leve alguns dias, mas dá certo. Se você olhar a minha lista, tem coisas como assistir algum filme, ler um livro que faz muito tempo que quero ler, mas nunca leio. Fazer uma receita que você amava na infância... Quando você tirar um tempo para fazer, vai perceber que tem bastante coisa entre o que você sempre quis fazer e nunca priorizou, coisas que você sonha em fazer, mas precisa se organizar para realizar, e um monte de outras coisas afetivas que fazem algum sentido na sua vida. Eu espero que você faça, aproveita essa vibe fim de ano para refletir sobre, e começa a fazer a lista. Ano que vem quero começar o ano com uma lista nova e vai ser muito legal acompanhar outra pessoa fazendo o desafio! Lembra que 1001 dias são quase 3 anos de prazo, então tenta pensar em como você quer estar em 3 anos. Isso me ajudou a pensar em algumas das metas.

      Excluir
  4. Oie, tudo bem?
    Acho super importante celebrar nossas conquistas, se não a gente só se cobra e olha pro que não avançou, né?
    Adorei o seu post e a vibe dele por isso ♥
    Eu não tenho funcionado muito bem com metas, mas adorei ver as suas!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prih! É mesmo muito importante esse processo de reconhecer as conquistas para não se perder na infinita lista de obrigações e metas. Fico feliz que tenha gostado da publicação <3

      Excluir
  5. É bom quando conquistamos algo, muito legal esse desafio, Vaneza bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar! É realmente muito legal ver o resultado dos nossos esforços xD

      Excluir
  6. Oi Vaneza, eu também sou assim com meu blog. Já tive períodos de ausência, mas sempre acabo retornando. Entendo muito essa sua angústia. Terminei a graduação em 2010 e até hoje não sei o que fazer com o diploma. Não era a realização de um sonho eu só segui um fluxo e quando fui pensar em sonho de infância pra me orientar, percebi que nunca fui inspirada a sonhar com nada. Apenas existir e ser obediente. É a vida... bom, pelo menos é o que tinha pra mim.

    Boa sorte com a sua jornada! E sim, comemore cada conquista mesmo que você não preencha todos os itens que planejou. Cada um importa! Eu gostei da ideia, mas não estou em condições de me comprometer com mais nada por enquanto. Só de estar conseguindo manter o blog ativo com 4 postagens todo mês já está sendo uma motivação para não parar.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina! É muito louco perceber como coisas na infância moldam nossa versão adulta! O que eu gostei muito desse desafio foi justamente me colocar para pensar sobre o presente, o futuro e as várias coisas que eu gostaria de fazer, tanto por lazer ou no âmbito profissional. E sim, eu entendo completamente a questão do desafio de entregar quatro postagens por mês, é o que eu tenho feito aqui no blog e vou tentar manter a todo custo.

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3