Celebrando o folclore num quintal mais do que fantástico | Resenha sem spoiler

Sinto que tenho cometido um grande erro nesse blog sem falar dos livros da    Jadna Alana   por aqui. Desde 2016/2017 eu tenho acompanho o ...


Sinto que tenho cometido um grande erro nesse blog sem falar dos livros da  Jadna Alana  por aqui. Desde 2016/2017 eu tenho acompanho o trabalho dela nas redes sociais, e literalmente tudo o que ela escreve, eu leio. Uma das felicidades que tenho em acompanhar as publicações da autora é ver o amadurecimento da escrita e como a mesma se encontrou com tanto louvor no regionalismo. Não é só literatura nacional contemporânea, é a retomada de histórias num ponto de vista que retrata o nacional em suas particularidades e nuances regionais. 


Em quintal fantástico é exatamente isso que temos. Algumas lendas do nosso folclore sendo reimaginadas e recontadas, respeitando a oralidade a qual está originalmente atrelada no passar dessas histórias entre gerações. O livro é dividido entre as regiões do país, e cada região é representada por dois contos. Enquanto eu lia me apaixonava com as particularidades culturais das regiões do Brasil, e quando li os contos do nordeste, a minha região, foi como visitar uma parte da minha infância, quando ouvia pessoas mais velhas contando histórias antigas e lendas urbanas para assustar crianças.



 Adquira a versão física aqui  Adquira a versão e-book aqui 


A edição do livro está muito linda. O livro tem capa dura, todo o corte do livro é verde e ainda tem fitilho para marcar a página. Cada região tem uma ilustração fazendo referência ao local e as lendas. É um livro para você admirar todos os aspectos enquanto lê, sem falar que é uma boa opção de leitura para crianças e adolescentes. Quintal fantástico foi uma das leituras que fiz em março desse ano e para a surpresa de zero, pessoas entrou sim para a minha lista de livros favoritos. Abrir esse livro é um convite ao leitor, para celebrar não só o nosso folclore, mas a nossa memória de uma infância que agora parece meio distante, onde o medo do escuro e homem do saco foi substituído pelo desemprego e boletos quase vencidos. Agora entre nós, qual lenda te dava arrepios e qual é o seu medo atual?


Leia Também

5 comments

  1. Fico contente que tenha gostado! Espero que dê uma chance e faça uma boa leitura <3

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse formato, mas fiquei bem curiosa para conhecer a história. Obrigada pela indicação!

    www.blogminutodabeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila! Recomendo muito essa leitura! Contos são rápidos de ler e histórias fechadinhas sabe? Acho ótimo para começar ou retomar o ritmo da leitura.

      Excluir
  3. Que livro lindo!!!!! E eu adorei o trabalho da Jadna Alana. Muito legal trazer essa temática de folclore, me interessei bastante e já coloquei o livro na wishlist. Como sempre você indicando títulos diferentes e interessantes pra nós <3

    Abraços, nanaview

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!! Sim, esse livro é um dos mais lindos da minha coleção *u* Fico feliz que tenha gostado da indicação e espero que você leia para a gente fofocar sobre xD

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3