Manhwa
Entre cavaleiros, magos e dragões: conheça Under the oak tree | Resenha sem spoiler
18 agostoEra 2022 e eu estava vivendo o caos de escrever a monografia. Entre uma e outra sessão de acessos ao Instagram para abstrair dos textos acadêmicos, surgiu uma propaganda sobre uma história medieval com romance e drama. A primeira vez que vi achei o traço bonitinho, mas não dei atenção. Aí apareceu mais umas três vezes e eu comecei a pensar "olha a história de novo, talvez seja interessante". Na sexta vez que o anúncio apareceu, eu simplesmente fui vencida pela propaganda e tomei como um sinal muito insistente do universo para conhecer essa história. Só tinha um probleminha, eu não fazia ideia de onde eu estava me metendo.
Fui ler a história achando que era mais um quadrinho, estava acostumada a ler mangá e foi um deleite perceber que a história era toda colorida! Havia uns 46 capítulos lançados e eu li todos eles em algumas horas. Ao chegar no último capítulo tive que lidar com as seguintes perguntas: o que é manhwa? Cadê o resto da história? Foi assim que conheci Under the Oak Tree e fiquei obcecada com essa história e fui conhecendo cada vez mais esse universo. Manhwa é o nome dado aos quadrinhos sul-coreanos, são histórias coloridas publicadas em formato físico e digital através de plataformas e editoras oficiais. Existem vários gêneros literários para vários grupos de leitores, geralmente os manhwas são adaptações de versões em livro chamados de light novel. Descobrir esse universo de histórias tornou meus últimos dias de graduação uma experiência mais engraçada e até mais focada, já que passei a usar o tempo de leitura como bonificação ao atingir alguma meta de escrita. Após maratonar os capítulos do manhwa de Under the oak tree, descobri que havia a light novel e comecei a leitura dos livros. Vou trazer nessa publicação uma resenha que fala da obra num todo, mas sem spoilers. Quando eu estava buscando informações sobre essa história em 2022 foi difícil encontrar, espero que isso aqui também possa virar um guia de leitura para quem tiver interesse.
Sobre Under the oak tree
Nessa história temos a Maximillian Croyso, a filha mais velha do duque de Croyso. Para a nobreza do reino, ele trata a filha com amor e cuidado, a reclusão da garota é explicada com uma suposta saúde frágil, quando na realidade, Maximillian é fruto de um casamento político e cresce no ducado sendo vítima de violências físicas e verbais do seu pai. Os maus tratos são um ciclo que começa com a Maxi não performando os ideais de comportamento e beleza feminina para um bom casamento político, e termina com os próprios maus tratos sendo o motivo para a Maximillian não conseguir desempenhar esse papel, fazendo com que ela tenha um complexo de inferioridade com relação a todos, incluso sua irmã mais nova. Uma grande questão é também o fato da Maximillian ter uma dicção péssima e gaguejar horrores. A história começa a desenrolar quando o duque, que precisava mandar reforços para a batalha contra o dragão vermelho, resolve casar Maximillian com um cavaleiro sem prestígio social, mas com habilidade suficiente para representar o duque no campo de batalha.
Para o duque fica um cenário com duas possibilidades, ou o cavaleiro morreria matando o dragão, ou retornaria com vida e levaria a filha inútil. O casamento acontece, ele parte para a campanha do dragão e retorna três anos depois, vitorioso e determinado a levar a esposa para a sua propriedade. A história é narrada pelo ponto de vista da Maximillian, nós vemos muito da insegurança dela e os dramas que ela vive, e principalmente, como ela lidará com um homem que não conhece, e as responsabilidades que estão por vir. Convivendo acima de tudo com o medo de ser maltratada, abandonada e sofrer novas agressões, mas agora provocadas por seu marido, um cavaleiro temido por muitos.
Lendo essa história eu fiquei muito intrigada com o tanto de tema sensível, e fiquei horrorizada ao perceber que é algo normal entre os manhwas, e no fim das contas Under the oak tree não foi tão pesado assim. Esse começo deixa o leitor meio apreensivo do que estar por vir, e quando a Maximillian vai parar de sofrer. Fato é que ela casa muito bem, e a partir do casamento com Riftan Calypse, ela começa a desenvolver confiança, descobrir que é capaz de gerenciar um castelo e aprender magia com o mago do território e desempenhar um papel importante no território. Eu gosto muito do desenvolvimento da Maxi, apesar de lento, ela consegue crescer e buscar por coisas que fazem sentido na vida dela, formando a autoestima de ser boa em algo, transformando medo em vontade de se aventurar e ter vontade própria. Existe romance na história, mas o enredo não fica centrado cem porcento no casamento, aos poucos a história agrega questões políticas que vão moldar o desenrolar do romance e da própria história. Não posso deixar de mencionar que os personagens secundários são incríveis e extremamente engraçados.
Eu mencionei a presença de temas sensíveis e aqui vai uma listinha do que eu lembro de ter visto: violência, menção a estupro, nudez, aborto e menção a suicídio. A classificação da obra vai variar dependendo da versão, o manhwa online e a light novel são classificados como +18, o manhwa digital tem cenas que não chegam a ser explicitas no nível ter censura, já o manhwa físico é uma versão com cortes dessas cenas e ficou classificado como +16. A menção a estupro é um ponto complexo que me fez dedicar vários minutos pensando sobre o que eu acho dessa questão nessa história em específico. O primeiro ponto a ressaltar é que a história se passa numa era medieval e os costumes da época são replicados, incluso a questão de casamentos forçados que precisavam ser consumados. Tanto a Maximillian quanto o Riftan estavam sendo forçados a casar, a Maxi foi forçada a consumar o casamento não tanto pelo Riftan, mas sob ameaças do pai. Isso não diminui o fato do estupro, mas tira a responsabilidade parcial do Riftan, dividindo o problema com o duque. O fato disso não se repetir na história me fez não desistir da leitura. Mesmo após finalizar a obra eu não consigo ter raiva ou asco do Riftan, apesar do temperamento e da péssima comunicação, a autora aos poucos vai mostrando ao leitor os motivos do Riftan ser como ele é. E por falar em péssima comunicação, essa história é um teste para a paciência do leitor, o casal poderia resolver literalmente tudo na conversa, mas vão adiando até a situação explodir.
Um guia de como e onde começar a ler Under the Oak Tree
Começando pela light novel, originalmente ela foi publicada no site oficial da editora RidiBooks e lá a publicação é por capítulo e não por volume, no total são 210 capítulos da história principal. Na versão e-book que estava disponível na Amazon até o ano passado são 5 livros na primeira temporada e 4 livros na segunda temporada. Com o licenciamento da obra para uma empresa norte americana, os ebooks distribuidos pela Ridibooks saiu da Amazon e hoje temos as seguintes opções: e-book e versão física possíveis de adquirir na Amazon, ou ler através do aplicativo ou site do Manta Comics . No Manta a light novel é dividida em duas temporadas e cada temporada é formada por cinco livros.
Além das temporadas temos alguns bonus e side stories. No final da primeira temporada tem alguns capítulos extras sobre a infância do Riftan chamado de "Season one Bonus". Na sequência existe o POV Riftan, que é uma side story com um ponto de vista do Riftan sobre a juventude dele e a campanha para matar o dragão vermelho. Deixo duas recomendações, ler o POV Riftan depois do primeiro livro da primeira temporada, ou ler quando finalizar a primeira temporada (incluso os capítulos bonus) e só então seguir para a segunda temporada. O próximo bonus se chama Pesadelo no castelo Ethlene parte 1 e 2 que precisa ser lido após o quinto livro da primeira temporada. E o mais recente One Pieceful afternoon in Anatol narrado pelo Elliot um dos cavaleiros. Eu lembro que na saga por mais informações me deparei com um blog da autora falando sobre o planejamento de escrever histórias curtas no ponto de vista de alguns personagens secundários, mais ela estava chateada demais com a pirataria e provavelmente não faria. Como três anos depois acabou sendo publicado o POV do Elliot eu acredito que venham mais histórias por aí. Pode parecer muita coisa, mas os livros são curtos, em média 300 a 350 páginas, eu consegui a proeza de ler a primeira temporada em uma semana.
Se você consumir essa obra por meios oficiais não vai precisar se preocupar com esses extras, eles estão no final dos volumes. Mas caso você acabe recorrendo à pirataria, pode ser interessante ter noção de que existem chances do material estar incompleto. É possível encontrar traduções para o português feita de forma não oficial de fã para fã, principalmente do manhwa. Por se tratar de pirataria, me reservo a não divulgar meios não oficiais, mas sinalizo que eles estão por aí, a um clique de distância.
O que achei da edição física da Editora Inklore
Eu não conheço muitas editoras estrangeiras, na verdade, esse foi meu segundo livro importado. Comprei pela Amazon, o item já estava no Brasil e por isso chegou muito rápido. Fiquei impressionada com a qualidade da edição, ainda não tinha visto nada parecido no Brasil. Além da capa dura e detalhes em hot stamp, a impressão e o papel tem muita qualidade. Confesso que fiquei receosa em começar essa coleção devido ao valor e a quantidade de volumes, mas optei por ela seguindo essa lógica: cada volume do manhwa adapta uma temporada completa. Geralmente aqui no Brasil as editoras trazem formatos menores onde cada volume tem 4 ou 5 capítulos. Logo, uma história onde a primeira temporada tem 24 capítulos, estaria completa em 5 volumes. Cada volume custaria em média R$60,00, multiplicando pela quantidade de volumes, uma temporada custaria em média R$300,00. Comprando a versão importada eu consegui economizar muito. Outro fator decisivo é o fato de não existir garantia da história ser publicada aqui no Brasil. Eu confesso que estou muito feliz com essa compra, me dei de presente de aniversário e assim que chegou eu reli o manhwa, vai fazer um mês que ele chegou e eu sigo namorando cada detalhe dele e fazendo mais uma releitura a qualquer momento.
1 comments
Essa capa é linda de morrer!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter
Sinta-se livre para deixar um comentário! Caso não apareça a caixa de comentário, recomendo abrir a página no formato web/desktop