Série: Lugares para conhecer na Bahia - Costa dos Coqueiros

Praia do Forte - Imagem retirada do Google.com Essa é a segunda publicação da série, se você não viu o primeiro post, basta clicar  aqui...

Praia do Forte - Imagem retirada do Google.com

Essa é a segunda publicação da série, se você não viu o primeiro post, basta clicar aqui para ser redirecionado. A Costa dos Coqueiros fica no litoral norte da Bahia, e como não poderia deixar de ser diferente dos outros lugares desse estado que tanto amo, é composta por lindas praias! Algumas são indicadas para banho, outras para pesca, mas relaxa que eu vou mostrar apenas as minhas praias favoritas, ou você iria passar o dia todo aqui! 

Mapa da Costa do Coqueiro - Imagem retirada do Google.com

Arembepe

Arembepe - Imagem retirada do Google

Já fui algumas vezes nesse lugar e fiquei completamente apaixonada! É um lugar tranquilo de dia e ótimo para estar com a família e os amigos. Sem falar nas comidas típicas né!? Lá você pode encontrar casas para veraneio, hotéis, pousadas... Enfim, com certeza dá para tirar muita coisa boa de Arembepe.

Arembepe - Imagem retirada do Google.com


Barra do Jacuípe

Minha segunda casa <3
Na verdade, segunda casa da família toda! Sempre rola reuniões em família e é só bagunça! Tenho lembranças incríveis desse lugar, aposto que todos os membros da família tem boas lembras de Jacuípe, inclusive lembranças da época em que ainda não tinha eletricidade no fim do condomínio, ficávamos a base de candieiros e lampiões! Mas era muito divertido ver a noite cair e se esconder atras de uma moita para dar um susto em alguém, ou fingir que é um fantasma. Foram boas noites regadas a fogueiras, histórias de terror, sustos e desejos sussurrados na varanda.

Barra de Jacuípe / Rio Jacuípe - Imagem retirada do intagram da minha prima @nara.chagas <3

Logo de cara temos esse rio lindo chamado Rio Jacuípe, quando a maré está baixa, o volume baixa e a água é doce, mas quando a maré está alta, o volume de água aumenta e o rio fica com a água clarinha e salgada, isso acontece devido ao encontro com o mar, que obviamente vai aparecer nessa publicação. Para aqueles que não conhecem esse treixo do Rio Jacuípe, o passeio pode ser perigoso!

A parte submersa das pedras, são cobertas por cascas de ostras abertas e podem fazer um corte muito profundo, então não é uma boa ideia ficar tão perto delas ou escorregar. E por falar em pedras, nesse mesmo trecho de rio, tem uma pedra bastante visivel, que fica bem no meio das águas, e alguns turistas acham uma boa ideia subir nessa pedra e além de ter as ostras, tem um redemoinho em um dos lados da pedra. 

Isso acontece devido a correnteza, por isso, deixo o aviso, não só no Rio Jacuípe, mas qualquer outro rio, cachoeira ou praia tem suas peculiaridades, ou até mesmo segredos que podem custar a sua vida! Tenha cuidado sempre. Mas foca naqueles três coqueiros distantes, do outro lado esconde-se uma praia linda e tranquila! 
Barra do Jacuípe - Foto de minha autoria

Alguém reconhece essa imagem? Sim! A capa que eu uso nas playlist's! Depois dos coqueiros já mencionados, você encontra isso, poderia ser o caminho do paraíso, né? Mas infelizmente o banho nessa praia só rola se for nas piscinas naturais, existem muitas pedras e a maré é muito forte, sem falar no "paredão" que na minha infância diziam "não ter fim" de tão fundo que é. Entretanto, com uns vinte minutinhos de caminhada, você pode chegar no encontro das águas. Aproveite a caminhada, na temporada certa, você pode ter a sorte que eu tive de encontrar um rapaz que trabalha no projeto Tamar, ajudando a desenterrar os ovos das tartarugas! São lindas e tão delicadas, fiquei muito feliz em poder ajudar elas a encontrar o mar. 

Barra de Jacuípe / Encontro - Imagem retirada do Google.com

O encontro do Rio Jacuípe com o mar, um bom lugar para tomar banho, mas cuidado com o horário de voltar! Imagina só a maré subir e você não conseguir atravessar o rio?! 


Guarajuba

Guarajuba - Imagem retirada do Google.com

Além de lindas praias, Guarajuba também é conhecida por oferecer uma programação excelente para o ano novo, sempre com shows legais e queima de fogos de artifício que ilumina boa parte da Costa dos Coqueiros.  


Praia do Forte

Para a surpresa de todos, vou dizer algo que é dificil de acreditar, mas... Eu nunca fui à Praia do Forte de dia! Ou seja, eu não conheço os projetos incríveis que só ficam abertos de dia! Sempre que vou é para aproveitar os restaurantes e o ambiente maravilhoso que esse lugar guarda!

Praia do Forte / Projeto Tamar - Imagem retirada do Google.com

Praia do Forte - Imagem retirada do Google.com

Praia do Forte / Projeto Tamar - Imagem retirada do Tamar.org.br

O verão já está chegando, já programou as férias? Vem conhecer a Bahia! Garanto que vai se apaixonar! Lembrando que a Hellen do Blog Apenas Giz está fazendo postagens sobre Pernambuco, a Tamara do Blog Tamaravilhosamente sobre o Espírito Santo e a Wendy do Blog It's Geekly sobre São Paulo! Vale a pena conferir os textos incríveis que elas fazem <3  

Instagram / Twitter / Facebook / Skoob




Leia Também

6 comments

  1. Oiii Vaneza! Nossaaa eu amei conhecer um pouco sobre a costa dos coqueiros, e estou agora com vontade de ajudar as tartarugas a entrar no mar kkkk amei mesmo! E é cada paisagem linda *-* Amei a sua foto da praia, ficou perfeita <3 Estou amando participar dessa série mara :D

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hellen! Esse lugar é incrível! Na verdade, a Bahia toda é incrível kkkkkk

      Excluir
  2. Até o final dessa série, eu já comprei minhas passagens pra Bahia! hahaha A cada post um infarto diferente. Ameei esse post, essas fotos, socooooorro! Aii eu nasci pra morar perto de uns lugares desse gente, o que é que eu to fazendo aqui longe de praia (olha o drama kkkkk).
    Parabéns pelo post. Amo nossa parceria! <3
    Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem pra cá, Tamara!
      E eu nem mostrei as cachoeiras, reservas naturais, os parques, o zoológico de Salvador que é lindo.... Vem mesmo que vai ter muita coisa legal para você conhecer <3

      Excluir
  3. Dois minutos para eu me recuperar da primeira foto do post e depois mais uns cinco minutos para eu parar de falar "aaaawn" para a foto da tartaruga.Parabéns, hein Vaneza NJOASJOASNJOASNJOAS
    O post ficou maravilhoso, e minha lista de "possíveis lugares para a Lua de Mel" só cresce graças a essa série. Tá ficando difícil escolher e.e NJOASNJOASNOJAS

    Tô amando muito esse projeto *-
    Beijos ;*
    It's Geekly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wendy, faz assim, lugares para a lua de mel = BAHIA
      só isso xD
      Aqui é o lugar ideal pra qualquer coisa!

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3