Inicio de ano e o tédio | Resumão de janeiro

Sim, teremos uma publicação de recapitulação todo fim de mês! Além de gostar desse tipo de formato em outros blogs que acompanho, tenho perc...


Sim, teremos uma publicação de recapitulação todo fim de mês! Além de gostar desse tipo de formato em outros blogs que acompanho, tenho percebido que talvez uma publicação por semana não seja o suficiente para dar conta do tanto de coisa que gosto de falar aqui no blog. Resenhas, indicações de livros, atualização dos desafios, TBR mensal... Ao mesmo tempo que sinto ter várias pautas para cá, também sinto que não vou sustentar trazer duas publicações com qualidade, além de produzir para redes sociais como Instagram e TikTok. E entre fazer pouco, mas não fazer mal feito, prefiro trazer uma publicação com vários tópicos atualizando as coisas. O formato vai ficar parecido com o finado 7x7 que deixei de publicar em 2017 quando entrei em um mega hiato de criação de conteúdo devido à faculdade. Nas publicações 7x7 eu fazia uma recapitulação semanal na tentativa de inspirar quem lia, incluia música, decoração, indicação do que assistir, mas era um "quadro" semanal, agora teremos uma repaginada e viveremos algo mensal, passando por coisas que embalaram os meus dias e pode ser fonte de entretenimento alheio. Formalmente introduzidos ao conceito do resumão, vamos ao ponto.

Resumão literário

Algo mágico aconteceu. Não sei se foi a magia da virada de ano ou eu simplesmente digerindo que a minha tensão com o fim do ano e o edital do mestrado finalmente acabaram. Só sei que em uns quatro dias de janeiro eu já estava indo para a segunda leitura do ano, e por isso a TBR de janeiro foi bem recheada. Geralmente eu estabeleço dois ou três títulos para ler no mês, sabendo que existe uma grande chance de não dar certo, ou até conseguir ler três títulos, mas nenhum estava na lista da TBR. Acontece, e tá tudo bem. Esse mês eu fiquei apaixonada por Assistente do Vilão, e já tem resenha aqui no bloguinho, você pode conferir  clicando aqui  caso ainda não tenha visto. Infelizmente no meio tempo inventei de ler um livro com cowboy e foi uma decepção! Passei uns dias sem querer ler e apelando para atualizar alguns mangás e manhwas como Spy x Family, I'm the queen in this life e My in-laws are obsessed with me. Li Aprendiz do vilão e me diverti muito com a leitura. Também li os dois volumes do mangá Quero comer seu pâncreas, estou pensando sobre essa obra e como estruturar minha opinião em uma resenha para o bloguinho. A outra leitura da TBR é Perto do coração selvagem, o primeiro livro publicado da Clarice Lispector e eu já sabia que seria uma leitura mais lenta. Eu gosto da escrita dela, a lentidão está muito mais vinculada com a tentativa de aproveitar a obra e entrar no fluxo de pensamento dela. Vou começar a fazer algumas anotações sobre essa leitura para trazer uma resenha interessante. Em geral, foi um mês excelente para as leituras!

Resumão musical

No final do ano passado eu passei por um daqueles momentos em que você sente uma chavinha virando e as engrenagens do seu cérebro funcionando diferente, e o que Ghost tem com isso? Explicando do começo, em 2013 eu era uma adolescente no auge dos meus 16 anos, apaixonada por rock e obviamente estava assistindo à transmissão do Rock in Rio. Uma das atrações era Ghost e eu fiquei horrorizada. Acontece que em 2013, no auge dos meus 16 anos, eu estava vivendo uma vida religiosa ainda próxima do catolicismo e uma banda com um vocalista vestido de papa e subvertendo a religião era totalmente absurdo. Lembro de ter desligado a televisão totalmente indignada naquele dia. Voltando para 2024, e conversando com uma amiga que é muito fã de Ghost, lembrei desse momento em 2013 e simplesmente a chavinha mental virou, trazendo consigo a seguinte constatação "porque diabos eu não tô ouvindo Ghost?". A linha de raciocínio pode parecer fraca, mas internamente é parte de um processo pessoal da minha descatequização. Eu entendo que o respeito é fundamental ao falar de religiões, e o intuito não é ofender a galera católica, mas tenho particularmente vivido com uma meta pessoal muito importante de me desvincular de valores e culpas que não me cabem mais já que deixei a religião cristã de lado. E ouvir músicas de uma banda com um cara vestido de papa, subvertendo o cristianismo com uma igreja satânica tem sido o meu império romano há uns meses.

Desculpa Papa Emeritus Secondo, prometo que vou assistir ao show completo no YouTube


Resumão Cine 330

Faz uns bons meses que só tenho assistido animes, e estou com saudades de assistir coisas diferentes. Para além de acompanhar alguns animes da temporada como: Diários de uma apotecária, My happy marriage e Ao no Exorcist, finalmente fui assistir Oshi no ko e fiquei traumatizada! Eu jurava que era um anime sobre Idols no Japão, acreditava que teriam críticas sobre a indústria, mas em poucos minutos o anime me fez chorar, fiquei em choque, voltei a chorar, e quando finalmente estava entendendo sobre o que era o anime, ele simplesmente dá uma guinada e volto para o total choque aos prantos. Se for assistir esse anime, não se deixe enganar pela música animada e as cores felizes.

Na fuga de animações, fui assistir Maxxxine que finalmente entrou no catálogo da Prime Vídeo. O filme foi diferente do que eu imaginava, ele é uma continuação dos dois filmes anteriores, mas as críticas à indústria cinematográfica estadunidense falou mais alto, o que não me fez desgostar do filme, mas ficou aquela sensação de vazio depois de dois filmes incríveis (X a marca da morte e Pearl). Para trazer uma leveza apelei para a nova temporada de XO Kitty e sinceramente não tem muito a dizer. É mais uma temporada sobre a Kitty, que começa com um problema e a temporada termina com o mesmo problema. O enredo é bem fraco e eu sinceramente acho que a proposta da série não vai muito longe disso. Depois dessa alta dose de pseudo dorama com gosto de mac and cheese, fiquei doente, e achei uma ideia maravilhosa maratonar Shrek, não me arrependo dessa decisão nem por um segundo.

E para fechar meu mês, assisti Joane Sacrebleu no YouTube. Quem não está por dentro das confusões envolvendo o filme Emilia Perez, favor se inteirar, pois o entretenimento é garantido. Joane Sacrebleu é uma sátira em resposta ao filme Emilia Perez. A sátira devolveu na mesma moeda, entregando uma narrativa vazia e escrachada de uma história sobre franceses, partindo de um ponto de vista totalmente estereotipado. Por enquanto o filme só tem legenda em espanhol disponível, se você tiver um nível de espanhol básico dá para assistir tranquilamente. Recomendo ler os comentários no YouTube, estão hilários.

Aleatoriedade e entretenimento

Estou sempre na busca de coisas engraçadas para acabar com o tédio, e apesar de gostar muito de ler, nem só de livros vive a leitora. Enquanto fazia as unhas, e procurando algo para me entreter entre as camas de esmalte, lembrei que na infância via os adultos falando de um programa de televisão com fantoches engraçados, mas o conteúdo era adulto demais e não podia assistir. Foi assim que descobri que os personagens Coxinha e Doquinha faziam parte de um programa cearense chamado Nas garras da patrulha, encontrei vários episódios no YouTube e virou um ritual dos domingos, assistir Nas garras da patrulha enquanto faço as unhas. Se você é do nordeste, tem grandes chances de saber do que estou falando, caso não saiba, confere o vídeo abaixo, o áudio esteve viral no TikTok há uns meses.


As outras duas aleatoriedades é a junção perfeita de entretenimento e estudos. Uma das minhas metas pessoais para esse ano é voltar a estudar idiomas, principalmente avançar no inglês. Eu sou fraca com a pronúncia e escrita, e para resolver isso, lembrei do Slowly, um aplicativo que baixei no período da pandemia para trocar cartas anônimas, e eu lembrava de ter visto cartas em inglês. Voltei ao aplicativo e estou trocando cartas com pessoas do Brasil e gringos de vários lugares, tá sendo engraçado. Além das cartas, voltei a ouvir podcast em inglês, dessa vez é o Brooke and Jeffrey: Second Date Update. O podcast recebe pedidos de pessoas ignoradas depois do primeiro encontro, para contactar a pessoa do encontro e ter uma resposta sobre o acontecido, e tem umas histórias super engraçadas.


Resumão blogroll

Esse espaço no resumão do mês é para compartilhar publicações que gostei de ler no mês. Eu fico muito feliz em ver que a blogosfera está vivinha e resistindo aos formatos compactos e rápidos vemos aos montes nas redes sociais. E para quem gosta de tirar um tempo para ler textos e refletir um pouco sobre a vida, ficam aqui as minhas recomendações: 

  •  Máquina da alma  - Newsletter no Substack que eu gosto muito e voltou a publicar. O autor sempre traz contos intimistas que me fazem pensar sobre sentimentos e as vivências do ser e estar no mundo.
  •  Nanaview  - Nana publica uns textos pessoas maravilhosos sobre coisas do dia a dia e reflexões que ocupam um espaço na mente dela. Me divirto com assuntos que parecem aleatórios, mas do nada desagua em pensamentos sérios e complexos.
  •  PorceLana  - Uma publicação com cara de celebração ao sentimento de ser brasileiro que vai elaborando reflexões sobre política e a construção dessas identidades nacionalistas. Eu gosto muito da escrita da Lana e como ela constrói uma linha de raciocínio super crítica e analítica.
  •  Ground control to major confusion  - Faz poucas semanas que conheci o blog da Uaba e achei muito legal os textos com provocações e reflexões sobre o nosso cotidiano e a modernidade caótica.
  •  D-Strawberrypie  - Outro blog que conheci mais para o fim do mês e achei muito necessária essa publicação. Sempre que passamos por esse período de Enem e Sisu eu fico reflexiva sobre o tanto de jovem que estão nesse processo de escolher uma profissão e o universo de sonhos e expectativas que giram entorno disso.

Esse foi o primeiro resumão de 2025, e eu estou empolgada com as aventuras que vem por aí.

Leia Também

2 comments

  1. Adorei a ideia do resumão mensal! Dá para sentir o carinho e o entusiasmo que você coloca em cada tópico, e o melhor é que tudo flui de um jeito muito natural – parece uma conversa gostosa com um amigo sobre as descobertas do mês.

    Seu relato sobre Ghost foi especialmente interessante. É incrível como nossa percepção sobre certas coisas muda com o tempo e o contexto pessoal, e sinceramente? Maratonar Shrek como remédio para o tédio foi uma decisão de mestre.

    Também me identifiquei com essa mistura de interesses: livros, animes, filmes, podcasts e até aquele toque de nostalgia para os domingos. Sem falar na sua valorização da blogosfera, achei isso incrivél!

    Mal posso esperar pelos próximos resumões! Espero que fevereiro traga ainda mais boas leituras, músicas marcantes e descobertas divertidas.

    Até breve!
    Beijos ~

    https://justmegabs.blogspot.com/ || Just me.

    ResponderExcluir
  2. Amei o resumão!!!
    A gente pega um monte de dica de coisas diferentes num lugar só! rsrsrsrs
    Assistente do vilão tá na minha lista para esse ano, que coisa boa ver que vc gostou tanto da história, dá um ânimo aqui para ler logo. ^^
    Ghost acho que só ouvi uma música na rádio rock, e gostei bastante. Depois vou ouvir outras deles para ver se funcionam tão bem quanto He is.
    Eu passei alguns anos sem acompanhar nenhum anime, e voltei com o hábito ano passado, então tô numa fase de assistir mais animes que filmes. E é ótimo quando a gente sente satisfação com qualquer um dos dois estilos. =D
    Já quero o resumão de fevereiro!!! \o/

    https://cahinsidemymind.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3