Dicas
A bruxa ta solta | Indicações Halloween vibes
28 outubro
Eu queria ter vivido esse mês todinho na temática, mas a vida adulta chamou e não tive tempo. Até agora! Essa semana, poucas coisas vão me impedir de viver uma horinha do meu dia na vibe do Halloween. Mesmo sendo uma festividade norte-americana, convenhamos que a coisa é totalmente comercial e num mundo globalizado e capitalista, vou me dar, sim, o direito de curtir algo legal, em vez de só colher diariamente os dessabores dessa conjuntura apocalíptica moderna.
Eu tinha feito uma TBR temática, inclusive todo mês eu compartilho no Instagram o que vou ler, e nos stories o que de fato estou lendo. Quase o meme "início de um sonho, deu tudo errado". Quem quiser me seguir para dar um biscoito para a blogueira local, não vou achar ruim. Para essa semana eu quero dar continuidade nas leituras temáticas, assistir uns filmes e animes. Inspirada nessa vontade, resolvi trazer indicações para quem gosta desse gênero mais terror/suspense ou quem quer entrar na vibe para esse fim de mês. Importante lembrar que a regra é clara: depois do halloween já é natal, logo mais volto com uma postagem natalina.
Fantasmas / Espíritos
Cresci assistindo filmes de possessão, sim, me traumatizei assistindo O Exorcista de 1973 na infância e moldou muita coisa dentro de mim. Hoje em dia não é um subgênero do terror que chame muito a minha atenção, pois perdeu um pouco a graça depois que deixei de ser cristã. Possessões demoníacas não chamam mais a atenção, mas fantasmas ainda tem todo um charme, como, por exemplo, a saga de Thriller Bark em One Piece, onde o bando atraca numa ilha fantasma bem gótica. Ainda dentro dos animes, tem Ano Hana, e aqui eu recomendo muito assistir com uma caixa de lencinhos, pois é impossível não chorar assistindo um carinha que na infância tinha um grupo de amigos que se dissolveu depois de um acidente levar a morte de uma das integrantes do grupo, e num verão aleatório ele passa a ver o fantasma da menina, levando todo o grupo a se reunir na adolescência para descobrir o assunto inacabado do fantasma e fazer finalmente com que a amiga descanse em paz.
Outros filmes são a cara da nossa infância, como A noiva cadáver, Casa monstro e Simão o fantasma bundão, esse ultimo é a infância de quem viveu os anos 2000 e eu acho que vale a palhaçada rever um filme de Os trapalhões. É engraçado perceber como coisas que antigamente inspirava pesadelos na madrugada, hoje pode despertar algo entre o cômico e a vergonha alheia. Não vamos falar sobre os medos da vida adulta, pois não quero ter pesadelos com boletos e Serasa. E eu sei que você possivelmente teve um crush no Gasparzinho ou no Edward, mãos de tesoura, mas essas quedinhas aleatórias vão ficar para outra discussão.
Vampiros
Esse departamento é o que garante que eu viva no halloween o ano inteiro. Sim, sou um pouco obcecada com vampiros e não tem muito o que fazer a respeito. No mundo dos animes já me traumatizei com Vampire Knight e Vampire Dormitory, amei assistir Castlevania e Hellsing, estou extremamente fascinada e ansiosa para assistir Vampire Hunter D por causa dos vampiros e da estética de animes dos anos 80. Entre os livros temos clássicos como Crepúsculo, Diários de um vampiro que eu particularmente não gosto apesar de ter lido sete livros, Noiva da Ali Hazelwood que é muito bom, e Morando com um vampiro da Jenna Levine que achei só ok. E você pode estar se perguntando "ué gata, mas você falou em clássicos" e eu citei clássicos contemporâneos, vou ficar devendo os clássicos antigos. Entre filmes e séries, acabei de perceber que não é algo que consumo muito. Aceito recomendações nos comentários 💜
Clássico dos clássicos, avós das netas, inspirações femininas com um pezinho no feminismo branco. Inclusive minha vida de leitora, começou quando eu era uma criancinha apaixonada por um livro sobre uma bruxa e tinha imagens daquelas que mexem quando você muda o ângulo. E esse fascínio eu não posso negar, você sempre me verá apaixonada pela estética meio gótica, meio natural estilo fairy core, meio whimsigoth, tudo com um pezinho na década de 70 ou 90. Não à toa, meus filmes favoritos são The Love Witch e Jovens bruxas com a estética mencionada e adicional de mulheres servindo terror e personalidade longe de ser a mocinha indefesa. Nos livros, não tenho memória de ter lido muitos, lembro definitivamente de Naema a bruxa de cera, o primeiro livro que me fez pensar "talvez o demônio não seja tão ruim assim", e acredito que o último lido foi Eu, Tituba: bruxa negra de Salem, ao qual eu definitivamente gostei, e me levou a várias reflexões sobre não ficar chateada com as escolhas da personagem principal. Entre os livros não falaremos do bruxinho da transfóbica, já passou da hora de superar essa fase e seguir em frente.
No universo 2D, tem a minha bruxinha favorita em O serviço de entregas da Kiki, estou assistindo os filmes do Studio Ghibli pela primeira vez e esse filme vai ser sempre um dos meus favoritos! A jornada da Kiki sobre descobrir seu lugar no mundo através das suas habilidades foi o ponto alto da identificação, sem falar que a única coisa que exigimos é estar no litoral. E falar em seguir os sonhos com determinação, sem falar de Little Witch Academia é um crime! É um daqueles animes divertidos de assistir e passar o tempo com qualidade, pena que é muito curto. Outra indicaçao é Soul Eater. Não é exatamente sobre bruxas e sim uma escola de ceifadores, mas tem bruxas no meio e vou indicar mesmo assim. É simplesmente perfeito e o responsável por me ensinar ressonância no ensino médio. Abro aqui um grande parenteses para mencionar o manhwa Under the Oak Tree e a Maximillian que tem o desenvolvimento da personagem em paralelo com os estudos de magia, não apenas para adquirir poder, mas para finalmente se descobrir enquanto indivíduo. Essa é uma das minhas coisas favoritas nessa história, e talvez em todo enredo que tenha uma bruxa. Não é sobre poder e opressão, acaba sempre num limiar entre autoconhecimento e autopreservação.
Zumbis
Eu sempre faço questão de manter a atenção nas coisas que consumo, e consequentemente não deixo de pesquisar produções nacionais. Entre os clássicos dos clássicos temos o nosso Zé do Caixão, com suas unhas longas, conquistou até fama internacional. E eu finalmente criei vergonha na cara e fui assistir aos filmes. São muitas camadas a serem debatidas, primeiramente a estética dos primeiros filmes! São da década de sessenta, em preto e branco e com técnicas muito legais para criar o terror. Não posso deixar de comentar que o filme tem muitas questões filosóficas sobre a existência humana e o divino, repudiando várias coisas relacionadas ao cristianismo no discurso da hipocrisia humana. Recomendo a experiência para pessoas de mente aberta, que estão dispostas a brisar sobre os temas e com estômago para o horror gore e psicológico envolvendo nudez feminina, feminicídio, aranhas, necrofilia e várias outras coisas que eu devo ter esquecido. Gosto de lembrar que quando Zé do Caixão estava sendo lançado, também estava em lançamento, filmes do Glauber Rocha que falam sobre o fanatismo religioso no sertão nordestino como Deus E o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro. Outros filmes que gostei muito foram: M-8: Quando a morte socorre a vida e Sinfonia da necrópole, ambos falam de como os vivos lidam com os mortos, o primeiro filme é um estudante de medicina que em uma aula se depara com o cadáver de um indivíduo sem identidade, e o filme se desenrola com o aluno de medicina investigando quem é aquela pessoa. E o segundo filme é um musical que fala numa mescla de seriedade e cômico sobre a especulação imobiliária, os centros urbanos e o cemitério. Filmes que ainda não assisti, mas quero muito: Morto não fala, Mar negro, Mangue seco, Apanhador de almas, Enterre seus mortos e Rachel 1:1.
Vocês estão com planos de curtir a vibe de halloween? Aceito recomendações nos comentários, pois essa semana estarei precisando de momentos divertidos para contrapor o caos dos estudos.
12 comments
Olá, Vaneza!
ResponderExcluirEu ri muito com os medos da vida adulta, boletos kkkk E simmm, eu tinha um crush no Gasparzinho também! Acho que todas nós tínhamos haha'
Um filme que me deixou com muito medo quando era criança foi o Sexto Sentido. Teve outros dois que eu não me lembro o nome.
Clássicos que eu assistia na infância de bruxas era o da gêmeas Olsen, "Feitiço das Gêmeas", que sempre passava na sessão da tarde e "Da Magia à Sedução", com a Sandra Bullock.
Beijos!
Oi Jessica! Os medos da vida adulta são diferenciados xD
ExcluirLembro de ter assistido sexto sentido, mas dei risada, pois a minha mãe estava com medo kkkkkkk, e você acredita que não lembro de ter assistido da magia à sedução??? Eu quero muito assistir para tirar essa dúvida.
Oi Vaneza, tudo bem?
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA pela lista democrática que contempla as medrosas que nem eu KKKKK!
Eu sou super impressionável e qualquer coisinha mais amendrontadora, já saio acendendo as luzes de casa. Falou em fantasma, menina do céu, me apavoro todinha.
Eu amo thrillers, mas terror mesmo eu tenho bem menos tolerância psicológica porque fico CAGADA DE MEDO HEHUIJAOKSHAUSOASHUA!
Mas tenho uma indicação mais de terrorzinho leve que eu gostei bastante porque o mistério me fisgou muito: Another. Já assistiu? É antiguinho, mas lembro que hypou bastante quando saiu.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priih! Eu cresci assistindo filmes de terror e é meio difícil algo me impressionar xD Hoje em dia eu sinto que terror psicológico e suspenses em geral fazem mais a minha vibe, além desse terror democrático que não assusta. Eu assisti another sim! Inclusive ainda sou assombrada pelo guarda-chuva xD É um anime ótimo e eu me surpreendi muito com o final.
ExcluirOi!
ResponderExcluirEu sempre acabo lendo algo com vibes de Halloween sem planejar porque leio bastante fantasia, mas em outubro eu queria ler um livro com bruxas e acabou que não rolou, preciso parar e assistir O Serviço de Entregas da Kiki!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Fãs de fantasia sempre tá com um pézinho do halloween xD
ExcluirEspero que você assista o filme da Kiki e goste! Eu adorei por me identificar com a jornada da Kiki <3
Oi! Apesar de não me fantasiar nem nada, eu amo histórias neste clima de Halloween e procuro sempre ler algo do tipo em outubro. Anohana é um anime emocionante, já Vampire Dormitory é um horror, ruim demais. Peguei a dica do Vampire Hunter D e vou tentar assistir.
ResponderExcluirBjos!!
Moonlight Books
Oi Cida! Também não faço o rolê da fantasia ou idas em festas comemorar Halloween, mas adoro separar coisinhas temáticas para ler ou assistir. Vampire Dormitory foi um surto de insanidade desse ano, assisti a primeira temporada sem entender o que estava assistindo e depois descobri que é um recurso de narrativa presente em algumas histórias Yaoi/BL. Espero que goste de Vampire Hunter D, tô querendo assistir o quanto antes.
ExcluirOi Vaneza, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre tento fazer algo no clima do Halloween para o blog, mas nem sempre funciona. Não sou tão fã de filmes de terror ou de zumbis , mas já li alguns livros com vampiros e bruxas. Você já viu Drácula: A História Nunca Contada?
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com
Oi Marla! Esse ano eu tentei, mas flopou totalmente! Não consegui assistir ou ler coisas vinculadas devido à vida corrida. E não conheço o filme do Drácula que você mencionou, vou dar uma olhada, pois tenho um fraco por vampiros.
ExcluirEu quero taaanto assistir O Exorcista, mas tenho medo de filmes de exorcismo, por mais que eu seja cética e ame filmes de terror e esse tema esteja presente em 70% dos filmes desse gênero.
ResponderExcluirOutro anime de terror muito bom, que eu gostei bastante, é Another, fica a recomendação. Eu AMAVA (e ainda amo) Casa Monstro!!! Sou suspeita pra falar de Crepúsculo, pra mim, qualquer hora é hora de reassistir.
Adorei saber que você tá assistindo os filmes do Studio Ghibli pela primeira vez, quero muito saber a sua opinião sobre A Viagem de Chihiro (o meu favorito da vida)!
Estou comentando alguns dias depois do Halloween, mas adorei muito a lista, que bate muito bem com o meu gosto pra coisas (inclusive, me arrependi de não ter feito um post semelhante com filmes e livros de terror, thriller e suspense pra recomendação. Quem sabe fica pra 2025).
Abraços, nanaview ⭐
Nana, com economia em que vivemos, todo dia pode ser um Halloween xD
ExcluirO exorcista é um filme chocante, mesmo sendo cética, tenho certeza que vai ficar horrorizada com o tanto de heresia que tem no filme. Another é e sempre será o maior anime de terror da história! Jamais esqueceremos a cena com o guarda-chuva x-x
Sobre A viagem de Chihiro, eu gostei mas não gostei tanto quanto O serviço de entregas da Kiki e Susurros do coração. Os dois filmes falaram muito comigo e com as coisas que estava vivendo quando assisti, acho que Chihiro não bateu tanto, mas gostei também.
P.S: Sim! Todo dia é dia, e toda hora é hora quando estamos falando em assistir crepúsculo
Sinta-se livre para deixar um comentário! Caso não apareça a caixa de comentário, recomendo abrir a página no formato web/desktop