Nimona | Resenha

Nimona é uma Hq que bombou na internet e deixou muita gente curiosa para conhecer a obra. Eu sempre vi a hq sendo recomendada pela personage...


Nimona é uma Hq que bombou na internet e deixou muita gente curiosa para conhecer a obra. Eu sempre vi a hq sendo recomendada pela personagem principal, a Nimona, que não segue os padrões de feminilidade e bondade que são esperado das mulheres. Vendo as resenhas sempre recomendando a leitura e associando esse ponto a uma personagem dentro da ideia de  um feminismo girl power, não imaginei que fosse me deparar com questões um tanto mais complexas, e que definitivamente são mais centrais para a história do que essas características da Nimona.

Nimona de fato é uma personagem interessante que apesar de sua pouca idade, tem um passado que moldou a jovem, levando ela até Ballister Coração Negro, um vilão um vilão já conhecido no reino e com uma relação conturbada com Sir. Ouropelvis e a Instituição de Heroísmo e Manutenção da Ordem. Nimona vê Ballister como um mestre, ser sua assistente de vilania poderia ajudaria na tomada de poder do reino e destruir a Instituição, mas Ballister tem outras intenções e motivações. 


No processo dos personagens se conhecerem, o leitor é levado a participar do questionamento sobre a índole do governo, e quem são os verdadeiros vilões da história. Eu tive uma experiencia muito boa lendo essa hq, além de ter me ajudado a sair de uma ressaca literária, foi uma surpresa muito grande pois sempre vi as pessoas comentando o quanto a história era interessante por colocar uma personagem feminina fora dos padrões de feminilidade e amabilidade, logo associei a uma história que teria um viés meio feminista, e estava errada. Nimona é uma metamorfa e se transforma em vários monstros, mas para além disso, mostra conflitos muito mais interessantes e que até me fizeram lembrar da situação do nosso país. Conspirações, ciência, manipulação de informações, tudo isso num mundo medieval com cavaleiros que são super heróis e vilões. O quadrinho é muito bonito, a qualidade das folhas (a leitora de mangá chora com esse detalhe) junto com as cores alternando entre quente e frio me deixaram fixada na história e foi uma leitura muito rápida. Recomendo Nimona para quem curte hq’s, quem queira presentear um pré adolescente, ou sair da ressaca literária como eu.

Leia Também

0 comments

Compartilha com a gente a sua opinião <3