O que é manhwa? | Cinco indicações para conhecer

Tudo começou com um dia qualquer no Instagram, assistindo stories alheios enquanto procrastinava a escrita da minha monografia, até que um a...

Tudo começou com um dia qualquer no Instagram, assistindo stories alheios enquanto procrastinava a escrita da minha monografia, até que um anúncio surge. Uma história de romance, em quadrinho e colorida... Ok. Segui pulando stories até me deparar novamente com o mesmo anúncio. Até que lá pela sexta ou sétima vez, vendo aquele mesmo anúncio, resolvi aceitar que era uma mensagem do universo, e fui ler a tal história. Foi assim que conheci Under the Oak Tree, um manhwa que virou minha obsessão por semanas a fio e me levou a esse universo.

Manhwa nada mais é do que uma história em quadrinho sul-coreana. O nome lembra mangá, que são quadrinhos japoneses, e diga-se de passagem, são bem populares no Brasil. Manhwa e novels coreanas estão ganhando espaço no mercado nacional, sendo algumas obras publicadas em formato físico por editoras como a Newpop, e isso me deixa muito empolgada. Além de serem histórias novas para conhecer, os manhwa trazem como diferencial as páginas coloridas e tramas com enredos e plots que eu ainda não havia visto. Ler obras de outros países é sempre uma diversão para mim, justamente por possibilitar essa troca cultural lendo sobre outras realidades e contextos, mas também compreender que cada lugar terá uma forma de expressar essas realidades e construir enredos.

Como ainda me sinto uma novata no universo, tenho certo receio de fazer algumas generalizações a respeito, mas me sinto muito segura para mencionar que grande parte das histórias que li, trabalham a profundidade dos personagens e o drama da história em situações que definitivamente são gatilhos para alguns leitores. Nessa publicação irei recomendar algumas leituras que tenho feito no incrível mundo dos manhwas, e já aviso que deixarei como sempre um aviso de gatilhos, assim você decide sua leitura com segurança.


1. Under the oak tree


Vamos começar com essa história que me deixou numa situação de conflito horrível e total dependência emocional. Nessa obra vamos conhecer a Maximillian, uma querida com dicção de centavos, que acaba se casando com um cavalheiro em um acordo. Nesse acordo acontece a isenção da participação de seu pai, que enfrentaria um dragão que está acordando de uma bela soneca. Seu recém-marido apenas cumpre com a noite de núpcias e vai para a luta, voltando três anos depois para reivindicar a esposa. O que será da nossa protagonista com esse marido que ela nem conhece? Será pior ir com ele ou ficar sob os maus tratos do pai? Obvio que vira um romance, mas bem complexo já que comunicação não é o forte do casal. Num geral eu recomendo muito a leitura, principalmente da novel que já está finalizada. A história se passa nesse universo medieval fantástico e me pegou muito, boa parte dos manhwas que eu leio seguem esse plano de fundo para as tramas. Tem monstros, cavaleiros e magia? Quero sim, pode me servir.

Gatilhos: violência, estupro, nudez, aborto e suicídio  | Classificação +18
Status: Manhwa em hiato para a terceira temporada, porém a novel está finalizada em duas temporadas, a primeira temporada é composta por cinco livros, a segunda temporada está sendo lançada aos poucos e você pode encontrar de forma oficial no formato e-book em inglês na Amazon!

2. Marriage of convenience

Bianca de Blanchefort vê sua vida se transformar em um caos, quando seu marido Zachary de Arno morre na guerra. Sem um herdeiro para suceder o marido, Bianca é expulsa do condato pelo cunhado que herda as terras. A jovem mimada é obrigada a terminar sua vida em situação de rua, e antes de morrer se arrepende do destino que teve, desejando fazer tudo diferente. Bianca acaba acordando, mas não na sua vida de miséria, e sim como a Bianca jovem, de dezoito anos, tendo a chance de fazer tudo diferente e evitar aquele futuro horrível. O casal dessa história é muito fofo, e zero tóxico, mesmo com uma diferença de idade que é suavizada no manhwa. Ao mesmo tempo em que a Bianca está tentando garantir um futuro seguro, vai percebendo que sua primeira vida poderia ter sido muito diferente.

Gatilhos: Diferença de idade, casamento infantil, violência, assédio e nudez | Classificação +18
Status: Novel finalizada, o manhwa está caminhando para o final da história.

3. The Beloved Fake Saint


A história é sobre uma alma do mundo contemporâneo que vai parar dentro da novel que estava lendo! Tendo uma segunda chance de viver, aproveita para ter uma vida tranquila. Nesse novo universo, essa alma assume o corpo da Ariel, uma falsa santa colocada nessa posição de vulnerabilidade por motivos políticos e religiosos. O que não seria um grande problema se a nossa protagonista não soubesse que em alguns anos a verdadeira santa surgiria para assumir a posição, levando a Ariel para o seu destino original na novel: a morte. Sabendo do futuro da Ariel, a protagonista começa a criar formas de fugir da morte, o que ela não esperava era que os Deuses daquele mundo estariam tão interessados nos seus planos de mudar a história. Eu achei tudo muito engraçado, toda semana eu morro de rir com o rumo que a história vai levando. Observei que também é uma história que não aborda grandes gatilhos, deixando a leitura super suave e cômica.

Gatilho: Violência  | Classificação 16 anos
Status: Novel e manhwa em andamento.

4. Positively Yours


Como superar uma decepção amorosa? Hee-won nossa protagonista está apaixonada por seu amigo e não quer destruir a super amizade que existe entre o trio desde os tempos da escola. Acontece que o casal de amigos da Hee-won conta para ela que estão apaixonados e iniciando um relacionamento. Como superar isso? Nossa protagonista resolve curar o coração partido com um caso de uma noite que resulta em... gravidez... de um cara que ela nem sabe o nome! A história vai girar em torno da protagonista e a relação que ela vai desenvolver com o pai da criança. É uma história engraçada, com pouco drama e personagens secundários interessantes. Outro diferencial é que essa leitura se passa num período contemporâneo, diferente das outras indicações dessa postagem que são num período medieval fantástico.

Gatilho: gravidez não planejada | Classificação +16
Status: Manhwa finalizado com 72 capítulos e 10 capítulos de história extra

5. Marry My Husband


Ji-won está no hospital, internada em estado terminal. Cansada de ficar sozinha resolve voltar para casa e se despedir do seu marido. Ao chegar lá descobre que ele estava tendo um caso com sua melhor amiga, e no meio de uma discussão, Ji-won acaba morrendo. Todo o remorso e a solidão vira uma segunda oportunidade para Ji-won que ganha de presente a possibilidade de voltar 10 anos e fazer tudo diferente, incluindo a vingança do seu marido infiel e sua melhor amiga falsa. O começo da história seja muita vingança e traição, o que me fez sentir muita raiva de vários personagens e a vontade imensa de colocar Ji-won num potinho. A medida que a história se desenvolve, a personagem principal percebe que na sua primeira vida deixou muitas pessoas incríveis passar despercebido, incluindo o amor da vida dela (obviamente não estou falando do marido lixo dela). Essa história é de longe uma das melhores que já li, os personagens coadjuvantes são super carismáticos e contribuem para a trama central, e a história se desenvolve de forma contínua e cheia de emoções, não atoa me fez chorar em vários capítulos.

Gatilho: violência, suicídio e luto | Classificação +16
Status: Manhwa finalizado com 58 capítulos e 10 capítulos de história extra. A história será adaptada num dorama! Tô muito empolgada e será minha primeira experiência assistindo dorama.



Uma das diversões que encontro nessas leituras é conseguir aprender mais sobre outros lugares, outras formas de pensar narrativas e a simples realização de que o mundo é muito vasto e eu jamais serei capaz de conhecer tudo que está por aí. Ainda não tinha me deixado levar pela onda gigante da Coreia do Sul, nada de doramas, nada de K-pop, apenas alguns filmes haviam participado do meu repertório. E os manhwa vieram como uma boa surpresa despertar minha curiosidade, me deixando mais propensa a embarcar nesse território desconhecido. Já leu algum manhwa? Tem indicações? Deixa um comentário que eu sinceramente vou amar conhecer novas obras.

Leia Também

0 comments

Compartilha com a gente a sua opinião <3