Dicas para usar o Notion | Organização e Estudos

Me deparei com o Notion através de uma amiga que utilizava o site como ferramenta de organização para estudos, principalmente o TCC e resolv...


Me deparei com o Notion através de uma amiga que utilizava o site como ferramenta de organização para estudos, principalmente o TCC e resolvi dar uma olhada. Num primeiro momento fiquei meio perdida com as ferramentas e possibilidades, mas assistindo alguns vídeos no YouTube, percebi que esse site poderia ser uma mudança na minha rotina, e quanto antes aprendesse a mexer, melhor para mim. Depois de um ano usando o site para diversas finalidades, não me arrependi de ter insistido e gostaria muito de ter descoberto antes o Notion.

O Notion é um software, disponível para download de forma gratuita nas lojas de aplicativos, sendo possível acessar sua conta também pelo navegador. Essa última é a opção que eu utilizo majoritariamente, mas em exceções necessárias consigo acessar minha conta pelo celular ou qualquer outro dispositivo. A partir dessa plataforma, é possível criar vários espaços e definir usos e organizações que vão variar de acordo com a sua necessidade. Eu, por exemplo, utilizo o Notion como planner, abrangendo minha vida pessoal, profissional e acadêmica.

As minhas necessidades para esse tripé são bem variadas. Pensando na vida pessoal eu separei espaços para organizar conteúdos relacionados à sessão de terapia, receitas que testei, lista de leituras e filmes, metas pessoais e habit tracker. Para a vida profissional eu separei uma página voltada para a criação de conteúdo, estudos relacionados a internet e marketing, planejamento e metas, datas e prazos em um calendário próprio para essa parte e uma lista de coisas para executar pela internet. No que diz respeito a parte acadêmica, talvez seja a mais complexa e recheada de coisas porque foi o motivo central para começar a usar o Notion. Estava no fim da graduação, fazendo a monografia e perdida em meio a vários cadernos e textos acumulados após anos de curso. Eu vi no Notion a possibilidade de organizar tudo isso e acessar de forma mais simples as minhas anotações, sabendo que tudo ficaria disponível online, sem amontoar papel e bagunça. Todo texto que li está fichado no site, fácil de encontrar com ajuda de tags e com bastante liberdade para repensar a organização do conteúdo.

Vários vídeos sobre estudos e tablets são facilmente encontrados pelas redes sociais, o que é ótimo e tem um valor para além da organização e estética dos estudos. Mas demanda um investimento financeiro que nem todos têm acesso. É possível ver o Notion como uma ferramenta que se equipara no quesito organização, mas não oferece tantas possibilidades estéticas quanto um tablet de última geração. Depois que consegui criar o hábito de usar o Notion diariamente, percebi uma mudança radical no quesito rotina e organização. Sem falar que descobri o quanto divertido pode ser personalizar um planner digital de acordo com minhas necessidades, sem ficar presa ao papel ou a preços absurdos por um objeto que não atenderia cem porcento das minhas demandas e duraria apenas um ano.

1. Primeiros passos para dominar a ferramenta: entender as possibilidades e funções

Começa fazendo a sua conta no site, aproveita porque em 2023 saiu a versão em português! O tutorial inicial do próprio site já quebra um galhinho, recomendo que faça uma página teste e simplesmente explore todas as opções de ferramentas que aparecem. É possível criar coisas mais simples como listas do tipo "to do list" com a caixinha de check, até bases de dados em formato de calendário, galeria, tabelas... Sabendo quais ferramentas o Notion disponibiliza, será possível pensar em como essas ferramentas podem ser aplicadas no seu dia a dia.

2. Como transformar essas ferramentas em solução? Entenda sua demanda pessoal

Nessa parte eu achei que foi muito legal pegar um papel e escrever tudo o que eu gostaria. Como eu tinha como objetivo pensar em um planner voltado para estudos, comecei pensando no que eu gostaria que tivesse nesse planner. Algumas ideias foram: Lista com textos fichados, metas de estudos e prazos a cumprir, anotações sobre escrita da monografia e notas sobre as reuniões de orientação. Entendendo melhor as ferramentas do site, nessa etapa foi possível começar a pensar quais ferramentas seriam interessantes para cada uma dessas necessidades, por exemplo, a lista de textos fichados não é apenas uma lista de páginas, mas uma tabela organizada com tags que me ajuda a determinar qual a temática do texto sem abrir a página. Esse mesmo modelo de tabela eu uso para registrar as minhas leituras não acadêmicas, quase como um bujo, só que digital e cheio de gifs fofos.

Tabela de leituras com categorias


Modelo de planner semanal


Modelo de lista para resumos e fichamentos


3. Inspirações de layout e tutoriais;

No YouTube é possível encontrar vários tutoriais de como usar o Notion e como montar páginas completas com finalidades diversas. Alguns vídeos que achei interessantes são Tutorial no Notion pelo canal Lulooca, e Notion: Barrinhas decoradas pelo canal Notion APP. Existem vídeos que ajudam a montar a página do zero, e eu recomendo que esse seja um primeiro caminho, assim você consegue explorar as opções, mas existe a possibilidade de mesclar várias dicas para montar sua própria página.

Eu uso muito o Pinterest para inspirações de layout e decoração. Lá também encontro imagens, gifs e ícones para decorar a página. Cada página tem um "tema" no meu notion, mas, em geral, fico com os animes para me ajudar a montar uma estética. Confesso que virou um pouco terapêutico ir até o Pinterest e salvar inspirações e coisas para usar futuramente.

4. sites e códigos que uso para personalizar meu notion;

 Duas coisas que me incomodam um pouco no Notion é o fato de não existir várias opções de fontes e a não existência do alinhamento de texto, ou seja, nada de texto justificado e para centralizar um texto precisa ser manualmente. A questão da variedade de fonte é possível resolver utilizando sites como: Pili APPPSfont TKLingo jam e Aesthetic fonts. Outras opções possíveis de usar a partir do "copia" e "cola" são os símbolos e emojis, dois sites interessantes são Invertexto e Emojikeyboard.

Uma opção de decoração no notion através dos códigos (estou falando do segundo vídeo citado no tópico acima) é possível usar as cores em hexadecimal para trazer outras cores de fontes e fundos, e eu adoro ver cores e paletas que se complementam no site Encycolorpedia.

No site Indify é possível encontrar de forma gratuita alguns widgets para o Notion que não existem no site. Algumas das opções que eu uso muito são os widgets para criar botões, criando um botão que vincula a um site externo, assim, eu consigo, por exemplo, ter um botão na minha página principal que direciona ao site Pomofocus, onde consigo de forma fácil organizar meu tempo de estudo e foco com a técnica Pomodoro. Outro widget que eu gosto muito é o "countdown" onde fica bem visível uma contagem para algum prazo importante. E para colaborar na estética, tem um modelo de quote com imagens incluindo poesias, mas pessoalmente esse eu não uso tanto já que são quotes aleatórios.


Com o uso diário e um pouco de dedicação para entender a ferramenta, acredito que o Notion tem potencial para ser uma grande ajuda para quem precisa de um lugar onde organizar trabalho e estudos é possível de forma mais simples ou elaborada.


Leia Também

0 comments

Compartilha com a gente a sua opinião <3