Como organizar a vida literária e o hábito de ler

A Deb do blog    Cozy November    deixou a seguinte pergunta em uma das últimas publicações do blog: " Qual dica você daria para quem q...


A Deb do blog  Cozy November  deixou a seguinte pergunta em uma das últimas publicações do blog: "Qual dica você daria para quem quer começar a organizar a "vida literária"? ". E eu adorei a pergunta por muitos motivos. Eu amo fazer listas aleatórias, desafios temáticos, check-list de coisas que quero ler, e vivendo a delícia que é riscar os itens enquanto vou cumprindo os desafios. E mesmo com tudo isso, e obviamente o amor pela leitura, nem sempre é o suficiente.

Nas últimas semanas eu tenho refletido bastante sobre minhas leituras, a produção de conteúdo literário para a internet e o que tenho consumido nesse meio virtual. E tudo isso caiu numa grande questão: estou aproveitando meu passatempo da melhor forma? Às vezes me pego ansiosa demais para ler, sem paciência para dedicar um tempo a uma atividade que consiste em ficar parada folheando algumas páginas. Jamais fazendo leitura dinâmica! O que discussões aparte, não entro no mérito de ser uma prática errada ou não, mas para a minha experiência enquanto leitora, se mostra um reflexo distorcido e totalmente oposto ao propósito da atividade. Eu entendo que a leitura é um passatempo. É o momento em que eu quero me desconectar do mundo externo e me abrir para histórias, para vivências e conhecimentos que estão codificados em letras. E enquanto passatempo, o fundamental é ser divertido, né?

Dica 1: Você, os livros e a internet

Antes de começar essa jornada, eu recomendo refletir sobre os motivos. Tem uma galera sendo influenciada a entrar nesse universo, o que eu acho excelente! Mas convenhamos que o estilo de vida leitor, que está sendo vendido nas redes sociais, é um padrão absurdo. Começar ou retomar o hábito da leitura, achando que vai ser igual aos influencers do bookverso que leem dez livros no mês, não me parece um bom começo. É sobre ser divertido, sobre ser curioso. Uma experiência que às vezes só vai fazer sentido para você. Não é uma corrida, não é uma competição. Não existe pressão, não existe uma quantidade mínima. Não existe um livro que você precisa urgentemente ler. Não existem apenas os livros famosinhos da internet (apesar de alguns serem realmente bons). 

Acima de tudo, esse universo literário não existe só nas redes sociais, onde você precisa ter mil livros e ler dez por mês. É sobre compreender sua rotina, saber que cada um tem um ritmo de leitura, cada um vai ter uma preferência literária e o importante mesmo é ler. Enquanto leitora, eu percebi que é uma atividade que beneficia muitos aspectos da minha vida. Ter o hábito de ler vai melhorar seu vocabulário, sua escrita, você vai ter um repertório de assuntos e conhecimentos, que nunca mais te faram encarar alguns silêncios constrangedores. Contabilizo também como grande lucro as amizades que fiz através da literatura.



Dica 2: Construindo o hábito da leitura

Uma das coisas que tenho visto pela internet são justamente pessoas querendo desenvolver o hábito de ler ou aprimorar o hábito já existente, mas usando como métrica pessoas que criam conteúdo na internet. Eu gosto inclusive de me lembrar diariamente que não dá para se comparar. São réguas diferentes para cada um, e usar essa métrica absurda acaba transformando o hábito numa jornada frustrante. Acredito que para construir o hábito de ler, antes de tudo, é necessário compreender qual é a sua rotina e em qual momento você vai encaixar esse passatempo. Tendo uma noção da sua disponibilidade, será possível pensar em metas diárias. Leia por dez minutos, leia um capítulo ou dez páginas, mas reserve um momento do seu dia para ler. E não compare a quantidade de livros lidos, observe a rotina. Existem pessoas que leem bastante por trabalharem com isso, ou seja, tem muito tempo disponível para a atividade. E você, qual parte do seu dia sobre aqueles dez minutinhos?

Dica 3: Ferramentas para desenvolver o hábito de ler

Nesse mundão literário existem quatro coisas que eu amo muito e sempre me ajuda. A primeira é o conceito de sprint, que consiste em separar uma quantidade determinada de tempo, colocar um despertador e dedicar esses minutos exclusivamente para a leitura. Sempre que perco o ritmo de leitura e quero retomar o hábito, começo fazendo um sprint de trinta minutos por dia. Pode fazer por mais tempo? Pode. Mas eu geralmente faço trinta minutos por ser um período em que eu consigo de fato focar na atividade sem ficar impaciente. É sobre encontrar o que faz sentido para você e sua rotina. Vinte ou trinta minutos por dia faz muita diferença, e aos poucos ler vai fazer parte da sua rotina.

A segunda coisa que eu adoro é montar uma TBR. Do inglês To Be Read, pode ser traduzido como "para ser lido". E consiste em estabelecer suas leituras do mês. Eu acho uma opção interessante para estabelecer metas mensais, mas é necessário ter atenção para não montar uma lista muito grande e no final do mês lidar com a frustração de não ter lido tudo, ou até mesmo não aproveitar as leituras por estar com pressa de cumprir as metas. Eu uso como um guia, principalmente para organizar leituras que têm relação com outros desafios e metas que estabeleci para o ano. Sigo a lista todas às vezes? Não. Procuro ser flexível pensando na vontade do momento. Inclusive todo mês eu posto a TBR no Instagram, quem quiser saber quais as leituras de agosto é só  clicar aqui .

Terceira coisa que uso para ajudar com as leituras são as lives de foco na twitch. Comecei por lá faz pouco tempo e confesso que tem me ajudado até nos estudos. A maioria dos canais que sigo fazem um esquema pomodoro, com sessenta minutos de foco e uns quinte de conversa. Acaba sendo um sprint só que não tão solitário. E ainda dentro desse compartilhamento de tempo e interação, tem os grupos de leitura e as leituras coletivas! Alguns perfis literários fazem em maior escala, mas você pode fazer com amigos próximos.

Dica 4: Se encontre nos livros

Se por acaso você já souber quais gêneros literários você gosta, temos meio caminho andado. Mas se você tá começando por agora, talvez até retomando depois de um tempo longe dos livros, ou ainda, você já não se reconhece mais nos livros que tem lido, vamos de expandir as possibilidades! Não tenha receio de ler algo por ser muito famosinho, por parecer ridículo ou até mesmo parecer diferente demais. Não acredito no discurso de que existem leituras que são mais válidas do que outras. O famoso só é literatura se for clássico. Óbvio que os clássicos carregam seu valor e contribuições, mas aquele livro farofa de capa duvidosa é tão literatura quanto.

Se desafie com o mundo da leitura. Conheça novos autores, conheça autores nacionais! Busque por autores do seu estado e se apaixone por histórias que fazem te lembrar de casa. Leia livros de outros países, saia do eixo Europa e América do Norte e perceba as diferenças de histórias e vivências por serem escritos por pessoas de outras culturas. Leia outros gêneros literários, saia um pouco da zona de conforto ou embarque de vez nela através da literatura de cura. Faça listas com desafios, tenha uma conta no Skoob ou Goodreads, compartilhe sobre o que está lendo e questione. Leia os livros esquecidos na estante, visite um sebo, leia uma HQ. Existe uma infinidade de possibilidades e eu tenho certeza que é impossível não gostar da aventura. Selecionar desafios pessoais me ajudam muito a organizar as leituras e manter o ânimo de ler coisas novas.


Extra: Dicas da caixinha no IG e o caderno de leitura

Abri sim uma caixinha no Instagram para mais ideias de dicas e as recomendações foram:

  • Metas saudáveis e realistas;
  • Caderninho para anotação de leituras que mais te tocaram;
  • Saber sair do celular;
  • Ler o que sua amiga indica;
  • Ter conta no Skoob;
Acho que as dicas da caixinha acabam reforçando o que eu já tinha colocado na postagem, o que é interessante, pois significa que outros leitores concordam comigo. Sobre o caderno de leitura, eu coloquei como extra, pois não é obrigatório, mas é muito divertido! Eu comecei registrando minhas leituras no Notion, e caso você não saiba o que é, recomendo conferir uma publicação sobre a ferramenta  clicando aqui . Ter um caderno de leitura virtual foi uma opção legal considerando os custo que é ter um físico, você vai precisar de um caderno e várias coisas de papelaria para deixar mais legal. Em 2024 eu optei por ter um caderno de leitura físico, e eu adorei pesquisar algumas inspirações no Pinterest para desafios literários, e tirar um tempinho para fazer algo manual foi divertido, fiquei com vontade de me dedicar mais em algum projeto manual e criativo. Vou deixar aqui o resultado do meu caderno de leitura de 2024 (recomendo visualizar as imagens abrindo as mesmas em outra aba para ver detalhes).










Uma publicação SUPER longa, mas acredito que com bastante inspiração para começar com a organização da vida literária! Espero que seja útil para quem está nessa jornada, e para a Deb que fez a pergunta. Inclusive, enquanto escrevia essa publicação fiquei imaginando como seria lindo o caderno de leitura da Deb que faz artes tão lindas! Se você quiser passar uns bons minutos vendo fofurinhas em crochê e arte digital, eu recomendo muito conhecer o blog  Cozy November .

Leia Também

8 comments

  1. Eu acho esse tipo de post muito necessário, ainda mais em tempos em que todo mundo quer ter uma estante abarrotada, só para posar de leitor, quando o que mais importa é de fato ler o que está lá. Eu amei todas as dicas e algo que me ajuda bastante é anotar os livros que leio num planner de leitura. O meu é digital, que foi bem baratinho e eu adoro também. Já vi muita gente usando o Notion para anotar as leituras que tem na estante. Mas apesar de ter o app instalado no tablet, eu mal sei mexer nele, hehe.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    TikTok | Instagram | Skoob | Threads

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna! Também acho muito importante manter uma lembrança constante do que move as nossas leituras. Já tinha visto alguns modelos de planner de leitura para comprar, mas nem me atentei em citar na publicação, realmente é uma opção. E sobre o notion, eu também fiquei super perdida quando comecei a usar, e tirei um tempo para aprender o que tem disponível e as possibilidades que existem. Hoje o notion é uma ferramenta fundamental na minha organização pessoal e estudos. Acredito que vale muito a pena tirar um tempo para aprender como usar.

      Excluir
  2. Oi Vaneza! Seu post veio bem quando eu mais estou precisando. Desde novinha eu gosto muito de ler, mas manter a constância do hábito de leitura sempre foi uma questão pra mim. Eu tinha vontade de ler e ficava me cobrando, mas nunca tinha atitude de pegar um livro e ler. Até que em 2020 resolvi mudar isso e foi quando eu mais li, também foi quando mais acompanhei criadores de conteúdo literário. Foi legal, mas eu me comparava demais com a quantidade que eu deveria ler, começando um livro sempre pensando no final pra já começar o próximo. Resolvi tirar uns dias de folga porque eu emendava um livro no outro sem nem dar tempo pra processar o que eu tinha acabado do ler e acabei nunca mais pegando em um livro de novo. A ansiedade de pegar um livro não tão bom quanto o último que li ou a preguiça de encarar tantas páginas me atrapalham bastante, aumentam o meu receio de voltar com o hábito. Adorei o seu caderninho e as dicas do post, com certeza vou colocar em prática. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana! Fico contente em saber que essa publicação foi boa para você e espero que tenha se sentido abraçada com essa conversa. Esse universo de criação de conteúdo acabou uma faca de dois gumes, quem não lia começou a ler e quem já lia começou a viver uma pressão para ler mais e acompanhar a comunidade do book verso. Espero que você encontre um ritmo legal para esse passatempo e que seja um momento saudável e de diversão para você <3

      Excluir
  3. Aaa que post perfeito! ♡

    Dicas REALMENTE valiosas. Eu sinto que na internet tudo toma um ritmo e competição desproporcional ao que é viável na vida real, e acaba que se influenciar por essas pessoas que dizem que leem 38492384237 livros no mês pode desanimar quem ta começando (principalmente se a pessoa realmente só tem aqueles 10 minutinhos por dia).

    To apaixonada pelo seu caderninho de leitura, isso com certeza iria me motivar muito, fiquei bastante tentada a começar um!

    Obrigada por me mencionar e indicar no seu post. ♡
    Beijos! (っ♡⃛人♡⃛)っ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da publicação Deb! Infelizmente essa sensação de competição e cobrança é quase automática e temos que combater para não se deixar levar pela ansiedade. Eu tenho certeza que o caderno de leitura seria PERFEITO para você! Espero que faça e compartilhe para a gente apreciar a beleza que vai ficar *u*

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3