Esse livro poderia ser um spin-off de Shrek | Resenha sem spoiler de Assistente do Vilão
13 janeiroEu não poderia ter começado as leituras de 2025 melhor do que isso. Esse livro ficou muito famoso nas redes sociais, e eu acredito que depois da Bienal do Livro em São Paulo no ano passado, com o preço mais em conta no stand da editora, o livro se manteve num hype que eu não entendia muito, mas definitivamente fiquei curiosa para descobrir. Graças a Gai do bookstagram @confissoesdegai e um sorteio que ganhei nas lives de foco dela, pude me divertir horrores e entender o motivo desse livro ter conquistado tantas pessoas.
Em assistente do vilão temos a nossa protagonista Evangelina Sage, a filha mais velha da família que acabou tendo que se responsabilizar pelo sustento do pai adoentado e da irmã mais nova, após uma tragédia assolar a família. Em mais uma ida ao centro do vilarejo em busca de um novo emprego, Evie se envolve numa situação difícil de se explicar e parecer inocente. No desespero da situação ela se vê fugindo dos guardas reais que estavam perseguindo o notório Vilão, e agora ela, que havia entrado de gaiata na confusão, segue em fuga com a personificação do mal. Em meio a fuga com o vilão cujo codinome é Vilão, Evie mostra duas coisas sobre si: o raciocínio rápido e a necessidade de um emprego. O Vilão, encantado com o potencial da garota para os negócios do mal, oferece a vaga de assistente e assim iniciamos a diversão do livro, acompanhando Evangelina no seu novo emprego nada convencional.
Uma das coisas que me deixou com muita vontade de ler esse livro, foi saber que existia um vilão e toques de comédia na história. Não precisa de muito para me convencer a ler um livro, mas um detalhe sobre mim é que eu amo livros engraçados, e esse me tirou várias risadas. Quando eu digo que esse livro poderia ser um spin-off de Shrek, é devido a uma junção de fatores. O humor presente no livro é muito parecido com o filme, cheio de piadinhas de duplo sentido, flertes e diálogos cômicos entre os personagens. Tem ainda o fato de se passar numa era feudal com reis, vilas, poções, seres mágicos como dragões e um sapo com uma coroa que se comunica por meio de plaquinhas (Reinaldo, você é maravilhoso, eu quero mais protagonismo desse sapo no livro dois! Inclusive, percebeu o trocadilho infame entre um sapo com uma coroa e o nome REInaldo?). A dinâmica do trabalho em escritório, numa empresa com setores, e até um RH, mas tudo a serviço da vilania de um homem misterioso que traça planos contra o Rei. Eu tinha visto algumas pessoas associando esse livro a uma mistura entre as séries Once Upon a Time e The Office, e eu vejo muito sentido nisso, mas as reações e interações entre os personagens de Assistente do vilão me lembraram muito os personagens de Shrek e ninguém vai tirar isso da minha cabeça.
E nem só de comédia o leitor viverá nesse livro, apesar de ser uma constante na história, o humor dá espaço para assuntos mais sérios que moldam os personagem e criam uma profundidade nas histórias que se combinam a medida em que lemos, convergindo num ponto que eu particularmente gosto muito, os personagens com personalidade cinza. Nem preto, nem branco, mas uma mistura de ambos, e o fato de que nem tudo é cem por cento bom ou ruim, tudo depende do ponto de vista. Nada é simplesmente como é, mas se transforma no que é. E essa trajetória de quem é cada personagem e seus respectivos passados, principalmente do Vilão, deixa a história muito interessante, despertando a curiosidade do leitor e fazendo algumas engrenagens na nossa cabeça trabalhar em pavoroso, enquanto tentamos descobrir o que está por vir. Aos leitores que buscam por uma pitadinha de romance, temos migalhas nesse livro, mas fiquei muito satisfeita com o andamento já que romance não é exatamente o centro da narrativa, mas com certeza vai acabar nisso.
Sobre classificação etária e tópicos sensíveis, o livro não tem conteúdo explícito, pela violência, algumas decapitações, olhos rolando pelo escritório e cabeças em estacas, o livro ficou para maiores de 13 anos, apesar de não ter descrição explícita, eu deixo um aviso sobre uma tentativa de abuso citada na história e pode ser sensível para alguns leitores.
Eu não poderia deixar de dar cinco estrelas e favoritar essa história. O livro conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim, me levou numa montanha-russa de sorrisos, finalizando com um choque que eu não previ, me pegando totalmente desprevenida, roubando meu chão e agora desesperada para ler o segundo volume, que ao menos já está disponível para ler. O terceiro volume será Cúmplice do Vilão e o lançamento na gringa está previsto para 7 de agosto de 2025, até o momento sem notícias da editora no Brasil sobre uma data ou lançamento simultâneo, até lá estarei ansiosa.
16 comments
Olá,
ResponderExcluirRealmente eu li várias comparações com The Office, lendo sua resenha fui lembrando do arco da Belle com o Rumple em OUAT. Mas Shrek acho que foi a primeira vez.
Esse livro está na minha meta de leitura do ano, vamos ver.
Que legal que a ALT também fez a promo na Bienal de SP. Na última do Rio eles deixaram o estande todo baratinho também.
Feliz Ano Novo :*
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Nana! Não lembraram desse ícone de filme enquanto liam o livro xD Eu li e ainda fiquei ouvindo a trilha sonora dos filmes me divertindo horrores! Eu não fui na bienal de SP no ano passado, mas estou sonhando em ir pra do Rio esse ano, quem sabe aproveitar promoções boas no stand da Alt? Ç-Ç
ExcluirSe eu já queria ler esse livro, agora eu quero ler muito mais. Ele tá na minha mira faz um tempinho, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
ResponderExcluirEspero logo logo conseguir. Amei sua comparação e me deu mais vontade de ler
Beijos
Oi, Emi! Espero que você se divirta lendo, eu achei maravilhoso! Agora estou sonhando com o terceiro volume Ç-Ç
ExcluirEu acompanhei o hype desse livro e fiquei com vontade de dar uma chance, mas morro de medo de ele ser muito infantil e bobinho pra mim e eu acabar não gostando. Estou muito na vibe de fugir de livros YA e esse me passa muito essa impressão. Talvez eu escolha uma outra época pra ler ele, quem sabe eu leia no momento certo e ele seja um 5 estrelas favoritado como o seu.
ResponderExcluirAbraços, nanaview ⭐
Oi Nana! Eu acho que você precisaria definir bobinho para ver se esse livro tá dentro da classificação. Bobo para mim é uma história leve, com uma construção de narrativa simples que não vai requerer 100% do seu cérebro para compreender a magnitude da história. Não significa que a história seja fraca, ruim ou repetida, mas seria uma leitura totalmente voltada ao entretenimento, é para dar risada de piadoca, das interações dos personagens. Esse livro tem essa vibe, mas os personagens são bem construídos e tem uma história boa que dá uma profundidade para narrativa. Eu gostei bastante, mas como eu sei que você lê bastante suspense e thriller, talvez não seja tanto a sua vibe.
ExcluirOlá, Vaneza
ResponderExcluirTambém gosto muito de livros que trazem uma componente
de comédia. Divertido sem se esgotar nesse tema.
Tem razão quando diz que nem tudo é branco ou preto, Há
cores intermédias da mesma forma que há outras maneiras
de pensar e de sentir.
Beijo
Olinda
Oi, Olinda! Os livros de comédia tem sido maravilhosos para me tirar do tédio, e eu amo quando eles conseguem agregar situações mais complexas para a história, como personagens intrigantes e narrativas que brincam com o poder do discurso.
ExcluirOi! Esse livro é bem gostoso de ler e a história divertida demais. Gostei do casal em vários aspectos e torço para que a continuação me agrade bastante. Que bom já começar o ano com uma ótima leitura. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi, Cida! Acho que você vai gostar bastante da continuação, o casal começa a se desenrolar mesmo que aos poucos.
ExcluirAmei a resenha. sou doida para ler esse livro de tantos que falam nem, acho que em 2025 chega a vez dele rs
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Oi, Tayane! Espero que você coloque ele entra as suas leituras de 2025! Eu achei ele muito bom.
ExcluirFiquei muito feliz que você amou esse presentinho! Estou louca pra ler ele por influência sua, amei a resenha <3
ResponderExcluirOi Gai! Eu tô ansiosa para você ler esse livro xD Tenho certeza que você vai se divertir com essa história.
ExcluirMeu Deus! Que título maravilhoso! Ksakssks me deu mais ainda vontade de ler. Esse livro está há meses mofando na minha wishlist da Amazon, acabo querendo pegar ele mas sempre surge algo que quero mais, e acabo deixando pra trás, mas pela sua resenha me parece ser um ótimo livro de respiro, que é o que estou precisando. Ouvi falar que o Vilão do livro tem uma vibe meio José Bezerra de Enrolados, aí sim que fiquei interessada nele.
ResponderExcluirwww.petalasdeagosto.blogspot.com 🐡
Oi Ayla! Se você está precisando de uma leitura mais divertida para mudar os ares literários, esse livro é sensacional! Eu me diverti horrores lendo ele! Não tinha parado para pensar sobre esse rolê do José Bezerra! Acho que tem um pouquinho no quesito descontração só com uma pessoa específica, mas o vilão do livro tem requintes de crueldades que o José não tem. Eu tô muito ansiosa para ler o terceiro livro Ç-Ç
ExcluirSinta-se livre para deixar um comentário! Caso não apareça a caixa de comentário, recomendo abrir a página no formato web/desktop