Metas e desafios literários para 2025

Mais um ano, mais metas e desafios no horizonte! Eu espero que vocês tenham tido um excelente fim de ano e agora esteja transbordando com vo...


Mais um ano, mais metas e desafios no horizonte! Eu espero que vocês tenham tido um excelente fim de ano e agora esteja transbordando com vontade de ler em 2025. Caso ainda não esteja na vibe leitor, vamos trabalhar isso ao longo dessa publicação.

Nas últimas publicações aqui no blog eu deixei bem explicito o quanto amo fazer listas, desafios e estabelecer metas. Acontece que, mesmo amando ler, a correria do dia a dia me obriga a priorizar coisas como trabalho, estudos e atividades domésticas, e se eu não fizer sobrar tempo para passatempos como a leitura, eu simplesmente não vou ler. Por isso, estabelecer metas é como ter um lembrete diário de que existe um compromisso comigo mesma, um momento de autocuidado onde posso finalmente descansar e fazer algo prazeroso. Todo dia, ao menos vinte ou trinta minutos do dia serão dedicados a leituras. Com essa meta diária de leitura, todo ano eu estabeleço metas que conversam com desafios pessoais. Para 2025 eu estabeleci as seguintes metas:

  • Ler ao menos um livro por mês;
  • Cumprir o desafio Ready to Read 2025 (grupo de leitura);
  • Ir em uma Bienal do Livro;
  • Conhecer cinco novos autores nacionais;
  • Ler 3 ou 4 livros do Machado de Assis;
  • Ler 2 ou 3 livros da Clarice Lispector;
  • Ler ao menos 3 territórios de identidade da Bahia;
  • Ler ao menos 10 livros da lista 30 antes dos 30;


Estabelecendo uma rotina, a leitura vai fazer parte do seu dia a dia, e aos poucos vai ficando mais "natural". Ter isso em mente é muito legal para quem quer adquirir o hábito da leitura, e para quem quer retomar o hábito. E eu sempre gosto de frisar que cada um tem um gosto literário, e esse gosto literário pode mudar. Conhecer novos autores e novos gêneros literários é muito interessante, não só para adquirir mais conhecimento, mas também para expandir sua percepção de mundo e até mesmo uma nova percepção de si. Eu tenho visto nos desafios essa oportunidade de variedade na minha rotina literária, esse ano eu resolvi repetir alguns desafios que fiz no ano passado, e até dei uma aprimorada em alguns. Para inspirar, vou destrinchar os desafios que farei em 2025 e com certeza vão aparecer atualizações aqui no blog e surtos "ao vivo" principalmente nos stories do Instagram.

Desafio literário 1 - De A a Z

O desafio consiste em ler títulos que comecem com cada letra do alfabeto. Em 2024 eu tentei fazer esse desafio pela primeira vez, e foi uma vergonha. Eu achei que seria simples, todas as leituras que eu fizesse eventualmente iriam preencher uma letra do desafio, mas, me enganei muito e ficaram faltando várias letras. Para 2025 eu vou encarar esses desafio com estratégia, quero começar focando nas letras que não preenchi no ano anterior. Você pode conferir o desafio de 2024  clicando aqui. 

Desafio literário 2 - Bingo literário

O bingo literário pode ser visto como um desafio ou um check-list, onde você separa categorias aleatórias e vai marcando a medida em que suas leituras encaixam em alguma categoria. No ano passado eu deixei esse desafio fora das redes sociais (não sei por qual motivo), mas esse ano eu refiz a cartela no caderno de leitura, com mais itens para deixar as coisas emocionantes, e um prêmio para quando eu fechar alguma linha.


Desafio literário 3 - Lendo a Bahia

Esse desafio foi elaborado no ano passado, e não tem exatamente um prazo pois eu quero ter tempo para fazer uma curadoria dos livros, pesquisar por autores e encontrar algo que encaixe na proposta do desafio que é ler um livro cujo o autor seja de um dos territórios de identidade que compõe o estado da Bahia, e a obra de alguma forma retrate esse território de identidade. Até agora apenas um livro foi lido, e eu estou muito empolgada com esse projeto. Tenho tido certa dificuldade em escolher o próximo território de identidade e acho que vou usar um sorteio para definir o próximo território. Eu fiz uma publicação explicando melhor o desafio, e você pode conferir  clicando aqui. 

Desafio literário 4 - Checklist autores que amo

Atualmente eu tenho quatro autores que gostaria de ler tudo que foi publicado. Faz uns anos que eu entrei na pira de que queria ler todos os romances do Machado de Assis e Clarice Lispector. Acho que isso aconteceu porque eu tive contato com os dois autores quando era jovem demais e enquanto lia, percebia que entendia o que estava sendo narrado, mas não compreendia a profundidade da coisa. Lembro de  ter pensado muito sobre isso e cheguei a conclusão de que simplesmente não era a hora de ler aqueles livros. E atualmente eu observo que realmente não era a hora, e me faltava maturidade, me faltava vivência para compreender as entrelinhas do que estava sendo dito. Agora, com meus 27 anos, acredito que tenha uma boa base para encarar essas leituras e tirar um proveito quase que completo das obras de ambos autores.


As outras duas autoras são contemporâneas e divergem totalmente no gênero literário, mas me trazem muita satisfação em ler. Jadna Alana é uma autora que eu acompanho desde 2016, e é maravilhoso ver as mudanças do trabalho dela ao longo dos anos, e eu fico muito feliz em ver que ela se encontrou na escrita regionalista. É um deleite para os meus olhinhos ler livros que além de contarem uma história, carregam em si a importância da representatividade territorial e uma nacionalidade que as vezes se perdem em meio aos estrangeirismos. A outra autora que escolhi conferir todas as obras foi a Olivia Uviplais. Conheci o trabalho dela em 2024 e fiquei encantada. Eu vivo um pouco entre a literatura por necessidades que perpassa o estudo, e a literatura por entretenimento. Os livros de comédia romântica da Olivia me fizeram lembrar como ler pode ser extremamente prazeroso e divertido. Foi como voltar na pré-adolescencia, em que passar horas me deliciando com um livro na rede, era a realidade de uma tarde tranquila.

E agora parando para observar, me dei conta de que são quatro autores nacionais! Alguns anos atrás ler nacionais era uma meta pois inconcientemente eu só lia livro estrangeiro, e agora é tão natural ler nacionais que eu não preciso me preocupar em me certificar da presença deles nas minhas listas. Inclusive eu acho que isso daria um assunto ótimo para uma publicação.

Desafio literário 5 - 30 livros antes dos 30 anos

Sempre vi pela internet, pessoas fazendo uma lista de 30 livros para ler antes dos 30 anos, e geralmente são clássicos compondo a lista. Eu resolvi fazer esse desafio, mas em vez de clássicos, foquei em livros que eu sempre quis ler (e ainda quero), mas simplesmente não leio, vou adiando, achando que um dia a leitura vai cair no meu colo. Tem alguns clássicos na lista, assim como contemporâneos. Acredito que a maioria sejam estrangeiros, mas de países fora do eixo América do Norte e Europa. Esse desafio ainda não ganhou uma publicação aqui no blog, e talvez eu faça como um check-list para registrar essa aventura que terá três anos de duração.

Desafio literário 6 - Clube do livro Ready to Read

Talvez um dos grandes sofrimentos dos leitores seja ler e não ter com quem comentar sobre o que foi lido. Por isso eu tenho esse espaço, e não bastando ainda faço parte de um grupo de leitura. O grupo surgiu entre amigos de uma cidade e depois expandiu para amigos próximos, gerando um espaço amigável onde, no fim do ano, 24 temas são escolhidos pelos participantes, e ao longo do ano a ideia é ler ao menos 1 livro por mês dentro dos temas possíveis, somando o total de 12 livros por ano. Eu gosto muito desse formato de clube do livro pois dá uma maior liberdade para escolher o que será lido, e no final do mês nos reunimos para conversar sobre qual desafio foi cumprido e qual livro foi lido. A variedade de leituras é maravilhosa e sempre acontecem trocas interessantes sobre temas envolvendo as leituras.


Uma publicação enorme para mostrar o tamanho da minha empolgação para 2025! São vários desafios, e isso me preocupa um pouquinho pois eu sei que a minha média anual é de 24 livros, mas com dedicação eu acredito que darei conta, e se não der, também não tem problema, aí terei 2026 para ler o que faltar. Eu espero que tenha servido de inspiração e se alguém resolver fazer algum desafio, conta nos comentários! 

Leia Também

2 comments

  1. Oi Vaneza! Adorei seus desafios!
    O único desses que já tentei fazer foi o do alfabeto! Nem sei como ficou, vou dar uma olhada! Seu post que me lembrou!!
    Para 2025 não coloquei nenhum desafio especifico, só a meta de 36 livros. Mas espero variar bastante nos autores e nos gêneros literários :)
    Que seja um ano de muitas boas leituras pra gente! :)

    um abraço,
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora! Espero que tenha dado certo o seu desafio de A a Z! E 36 livros é um desafio bom einh! Eu sempre mantenho os 12 por ano, pois é a minha base, geralmente eu consigo dobrar essa meta e apenas uma vez consegui chegar em 38 lidos no ano xD
      Também espero que faça leituras maravilhosas esse ano <3

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3