Um beijinho aonde doi | Literatura de cura ou Healing literature

Esse termo se popularizou nas redes sociais, apontando uma nova tendência entre os livros. Healing Literature, ou simplesmente traduzindo pa...


Esse termo se popularizou nas redes sociais, apontando uma nova tendência entre os livros. Healing Literature, ou simplesmente traduzindo para literatura de cura, engloba enredos calmos, sem grandes aventuras e emoções, promovendo uma ambientação tranquila, com tons de introspecção e autoconhecimento. Pessoalmente acho muito interessante ver esse estilo de livro ganhar espaço, quase como uma resposta ao imediatismo em que estamos imersos. Seja rolando o feed das redes sociais, as notícias avassaladoras sobre as diversas realidades pelo mundo, ou até mesmo dentro do universo literário, em que os livros de fantasia estão borbulhando nas livrarias. Em resposta a todo esse imenso amontoado de informações e emoções, temos livros com propostas que te oferecem uma xícara de café e um afago. Mas já não seria a literatura, uma cura há muito tempo?



Minha relação com os livros sempre permearam esse espaço de cura, autoconhecimento e reflexão. Existem dias que os livros são o refúgio para a mente ansiosa que precisa desacelerar. Ou ainda servem como um elo, entre o eu e as minhas versões no espaço-tempo, circulando entre quem eu fui, quem eu sou e quem eu quero ser. Pensar em uma literatura de cura, onde o enredo é o cotidiano e as relações que nos cercam, me faz pensar na necessidade que todos passamos de desacelerar e observar o agora. A vida é feita de altos e baixos, e são processos mais lentos do que vemos nos livros e filmes. Como eu consegui perceber isso na minha vida? Passando por um período cheio de ansiedade, resolvi fazer mudas de suculentas. Cuidar delas todo dia e ver que as raízes demoram para sair e se fixar. Que a água e o sol todo dia é parte do processo necessário. E eu, você que está lendo, e todas as coisas vivas, seguimos uma lógica regida pelo tempo. Processos que podem parecer longos demais, quando em realidade, essa emergência pode ser reflexo do imediatismo ao qual estamos atados.


Literatura de cura, healing literatura, cozy fiction books... qualquer um deles. Apenas respire fundo, abra um livro, observe uma planta e lembre-se que, o tempo rege as coisas e dita o passo do caminho, e nunca é tarde de mais para nada.

Bateu a curiosidade para conhecer livros no estilo literatura de cura? Duas opções interessantes para começar:

Cafés e Lendas do autor Travis Baldree

Um dos meus favoritos de 2024. Cafés e lendas começa com o fim de uma jornada. Viv é uma orc que ganha a vida com um grupo caçando recompensas e viajando por aí. Mas essa vida cheia de aventuras desgastante já não realizam Viv, e agora a nova aventura envolve se instalar numa cidade e abrir uma cafeteria. A história é ambientada num universo fantástico medieval, onde café, o espaço da cafeteria e esse momento de tranquilidade encantou a personagem principal. Nessa nova jornada sobre recomeçar e se fixar, Viv faz novos amigos que ajudam na permanência e no sentido de que novos sonhos são possíveis, e que existe aventura no cotidiano. Foi uma leitura muito gostosa de fazer, e em momento algum passou perto da monotonia, fazendo com que eu queira me lançar nesse estilo de leitura.

Bem-vindos à livraria Hyunam-dong da autora Hwang Bo-Reum

Esse livro ficou bem conhecido nas redes sociais e eu aproveite a bookfriday para conhecer, tanto pela questão da literatura de cura, quanto pelo fato de que é um livro de autoria sul-coreana. Estou apaixonada pelos manhwas e consequentemente estou sendo levada pela curiosidade aos livros sul-coreanos. Não sabe o que é manhwa? Recomendo dar uma olhada na postagem O que é manhwa. Bem-vindos à livraria Hyunam-dong está na TBR de junho e logo mais ganhará resenha aqui no blog. Gostou da proposta de leitura de cura? Caso tenha lido algo do tipo, aceito recomendações nos comentários.

Leia Também

6 comments

  1. Que amor esse post!
    Não conhecia esse gênero literário e estou simplesmente apaixonada, pois já sou fã de algo semelhante no mundo dos jogos. Já inclui "Cafés e Lendas" na wishlist e provavelmente será minha próxima leitura hehe
    Amei seu cantinho, vou te adicionar na minha página de favoritos lá do blog. +.(。◡‿◡)♪.

    https://cozynovember.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aposto que você vai amar Cafés e lendas!! É a vibe dos jogos que você fala sobre no blog, e a sensação de conforto que vem da estética lembra muito a tranquilidade da narrativa. Se você ler mesmo, quero saber o que achou *w* (e fico feliz em saber que estarei na página de favoritos do seu blog <3)

      Excluir
  2. Olha, eu acho que nunca li nenhum livro nessa linha, mas acho que é a minha cara, porque eu sou meio doente mesmo hahahaha eu gosto de livros com mulheres doidas sabe? Já li o livro do conforto, acho que vale né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que equilíbrio é tudo kkkkk, um livro tranquilo e depois outro para trazer um pouco de caos xD

      Excluir
  3. Oieee, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o gênero por este nome e achei incrível que você veio trazer mais conhecimentos. Quero muito ler o Cafés & Lendas.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo demaaaaais o Cafés e Lendas, e quero muito ler mais coisas desse tipo.

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3