Lendo a Bahia | Desafio literário

Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM em Salvador-BA Se tem uma coisa sobre mim, que as pessoas sempre ficam chocadas quando percebem, é que ...

Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM em Salvador-BA

Se tem uma coisa sobre mim, que as pessoas sempre ficam chocadas quando percebem, é que eu já morei em vários lugares. E nessas andanças por aí eu conheci lugares e pessoas que me fizeram perceber o óbvio: a Bahia é grande e diversa. Se você é daqui, ou não é da Bahia, convido você a fazer o seguinte desafio. Fecha os olhos e pensa em três coisas que te faz lembrar da Bahia. Pensou? O que você pensou? Praias? Carnaval? Acarajé? As casas coloridas do Pelourinho? Por favor, compartilha nos comentários!

E não é errado pensar nessas coisas, mas é interessante como essa ideia de Bahia, seja muito específica sobre o litoral e Salvador. Somos expostos a essa imagem de uma Bahia reproduzidas nos filmes e nas músicas, mas não abrange a totalidade do território. É isso que motiva o meu desafio, quero através dos livros conhecer novos autores, e perceber como esses livros mostram a diversidade da Bahia, seja ela cultural, histórica ou paisagística. Quero fechar os olhos, pensar na Bahia e lembrar que é sobre muita coisa que conheci, e várias outras que estarei por conhecer.

GIF do filme Cinderela Baiana (1998)


Separei o desafio por territórios de identidade. Como a Bahia é grande, são 27 territórios de identidade e dentro deles tem muitas cidades. Vou selecionar uma obra que chame a minha atenção, podendo ser clássico ou contemporâneo, mas sempre com uma história que fale sobre aquele lugar ou se passe naquele território de identidade.

       

Territórios de identidadeMapa da SECULT
Irecê / Velho Chico / Chapada Diamantina / Sisal / Litoral Sul / Baixo Sul / Extremo Sul / Médio Sudoeste da Bahia / Vale do Jiquiriçá / Sertão do São Francisco / Bacia do Rio Grande / Bacia do Paramirim / Sertão Produtivo / Piemonte do Paraguaçu / Bacia do Jacuípe / Piemonte da Diamantina / Semiárido Nordeste II / Litoral Norte e Agreste Baiano / Portal do Sertão / Sudoeste Baiano / Recôncavo / Médio Rio de Contas / Bacia do Rio Corrente / Itaparica / Piemonte Norte do Itapicuru / Metropolitano de Salvador / Costa do Descobrimento.



Aviso de antemão que vou começar pelo território que nasci e estou vivendo atualmente, sim, a primeira parada é na Região Metropolitana de Salvador. Na TBR de julho está o livro A vida e as mortes de Severino olho de dendê, o livro se passa numa Salvador futurista e eu tô muito curiosa para conhecer essa história. Em algum momento entre julho e agosto teremos a primeira publicação sobre esse território de identidade.

Não vou estabelecer um prazo para esse desafio, quero mesclar essas leituras com as outras que surgirem por aí. Vou trazer publicações sobre cada uma dessas leituras com a tag do desafio e vamos ver onde isso vai dar. Se tiver alguma sugestão de leitura, deixa nos comentários! Espero que seja uma viagem divertida.


Livros lidos para cada território de identidade


Leia Também

10 comments

  1. Muito interessante! Desconhecia por completo o local, como tal fiquei feliz de conhecer algo novo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Pessoalmente eu adoro essa proposta de conhecer lugares novos através das produções :3

      Excluir
  2. Oieee Vaneza, tudo bem?

    Confesso que eu nunca visitei a Bahia e quando fechei os olhos foi exatamente esses pontos que lembrei, mas queria conhecer melhor. Gostei da sua proposta para conhecer mais dela e quero ver como que será este projeto.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz demais que tenha gostado da proposta! Eu tô muito empolgada com esse desafio e as possibilidades de conhecer mais autores do meu estado xD

      Excluir
  3. Amei o desafio. É sempre bom conseguir fazer essa imersão na literatura local e descobrir novos autores.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?? Acho que vai sair muita coisa legal desse desafio xD

      Excluir
  4. Oi Vaneza, tudo bem?
    Adorei o desafio e vou amar conhecer mais a Bahia pelo seu olhar.
    Ainda quero conhecer o estado!
    E respondendo à pergunta, o que me vem à cabeça quando penso sobre, além das coisas mais clássicas que você citou no post, é a Chapada Diamantina. Eu morro de vontade de conhecer!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!! Também morro de vontade de conhecer a Chapada Diamantina Ç-Ç
      Fico feliz que tenha gostado do desafio! Espero que ele te deixe com mais vontade de conhecer a Bahia xD

      Excluir
  5. OI! Eu não conheço a Bahia, mas tenho vontade de saber mais sobre o local. Eu adoraria visitar. Que ótimo desafio!

    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Garanto que não vai se arrepender quando chegar na Bahia xD
      E fico muito contente que tenha gostado do desafio :3

      Excluir

Compartilha com a gente a sua opinião <3