Livros favoritos de 2024 e devaneios para 2025
29 dezembroFavoritar um livro é uma coisa muito particular e como eu falo sobre livros na internet, faz parte da coisa avaliar com a minha opinião, e explicar o que me levou a favoritar algo. Esse ano eu defini uma "classificação" com significados para as estrelinhas:
⭐ Perdi meu tempo
⭐⭐ Isso é questionável
⭐⭐⭐ Bom, mas tenho ressalvas
⭐⭐⭐⭐ Satisfatório
⭐⭐⭐⭐⭐❤️ Isso aqui é do caralho
Em 2024 eu li um total de 27 livros, entre eles 18 internacionais e 9 nacionais. Eu costumo achar que não leio muito, mas aí entramos numa ampla discussão entre quem tá definindo uma métrica e se realmente deveria existir uma métrica. Em um mundo onde existem pessoas lendo mais de cinquenta livros por ano, eu tento me manter na meta de um livro por mês, gerando 12 leituras por ano. E todo ano, se eu superar essa métrica, já é uma vitória. Entre essas leituras, quatro se destacaram virando favoritos: Quintal fantástico | A vida e as mortes de Severino olho de dendê | O Deus das pequenas coisas | Violets bent backwards over the grass. Eu compartilhei um pouco da experiência de cada leitura e mostrei as edições físicas em um vídeo que está disponível tanto no Instagram quanto no Tiktok.
Para 2025 eu resolvi continuar com essa métrica de avaliação, me comprometendo a ser mais constante nas resenhas aqui do blog e pensando seriamente em adotar o projeto "Os sem resenha" que vi no blog Hipercriativa. Com o período de inatividade que o blog estava, acabei fazendo leituras legais que nunca ganharam uma resenha por aqui, e acho justo fazer uma retrospectiva dessas leituras que ficaram só no Instagram. Dentro das organizações para o bloguinho em 2025, quero colocar em prática uma série de coisinhas mais envolvendo esse espaço e as redes sociais onde também falo sobre livros (Instagram e TikTok).
Eu sinto que apesar de falar sobre livros nesses três lugares, as dinâmicas que se estabelecem em cada rede social é completamente diferente. Aqui no blog a plataforma me oferece um espaço diferente para criar, eu escrevo textos com fluxos de pensamento e quem chega por aqui são pessoas que estão interessadas em ler o conteúdo. Já nas outras plataformas, os conteúdos são mais sintetizados, e rápidos, com uma vida útil curta. Isso tem me feito refletir muito sobre como eu tenho vivido esse mundo virtual e como eu quero estar nele em 2025. O spoiler é: eu quero estar menos, mas não quero abandonar algo que gosto muito de fazer. Gosto de compartilhar fotos aleatórias e vídeos que ocupam a memória do meu celular, gosto de escrever aqui no bloguinho, mas tudo precisa de equilíbrio, e a real é que eu posso continuar produzindo essas coisas, mas consumindo com consciência. Eu não preciso passar horas rolando o feed presa entre vídeos de coisas sendo amassadas numa prensa hidráulica e uma fofoca criada pelo Chat GPT.
Quero estar mais presente na minha própria vida, mais consciente do que faço, lendo mais livros nacionais, pois achei um absurdo ter lido apenas 9 livros esse ano. Quero escrever mais, desenvolver melhor as minhas ideias e opiniões nos textos, e viver mais um tanto de coisas e aventuras que estão por vir. Espero que você tenha um fim de ano maravilhoso, e que em 2025 a gente continue fofocando e trocando figurinhas nesse espaço.
5 comments
Oi Vaneza!
ResponderExcluirSeu post é quase um pensamento meu ahahah eu amo esse espaço que o blog nos proporciona. Já tentei criar conteúdo para o insta e a frustração que vinha com isso era tão grande que acabei desistindo. Acho extremamente maçante essa pressão de números nas redes sociais e a comparação sempre acabava me deixando muito mal, sabe? Fora a sensação de ter que fazer foto bonita, mas nunca conseguir colocar tudo em uma legenda... Assim como você, também amo registrar momentos e, de vez em quando, compartilhar. Mas as redes estão insalubres demais hahaah realmente, o blog é um cantinho que, quem vem, vem por interesse MESMO e isso, para mim, conta mais que números <3
"Quero estar mais presente na minha própria vida" foi exatamente uma das coisas que escrevi que quero para 2025. Estamos conectadas, hein? ahahah
Amei tb as classificações das leituras :)
um grande abraço e feliz ano novo! <3
https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/
Oi Débora! O Instagram realmente tem esse poder de deixar a gente cansada de produzir qualquer coisa. É muito massante a produção de conteúdo por lá e eu acabo simplesmente não produzindo, mesmo com a dedicação, a plataforma simplesmente não entrega o conteúdo e vai gerando mais frustração. Espero que a gente possa se conectar mais ainda em 2025 e trocar várias ideias <3
ExcluirVaneza, caso um dia queira escrever sobre a diferença entre as dinâmicas das redes em que você publica, vou adorar ler. Estou contigo nessa de querer estar menos, assino embaixo do seu último parágrafo. Beijos para você e feliz 2025!
ResponderExcluirEu simplesmente morro de vontade de passar um café e conversar sobre esse assunto durante a tarde inteira! É muito bizarro a parte de produção de conteúdo para as redes sociais, quem vê tudo bonitinho nem faz ideia da maluquice que é! Vou anotar a sua ideia e elaborar uma publicação que vire um espaço para trocar ideia sobre isso.
ExcluirOi Vaneza, tudo bem? Acho que esse desejo de distanciamento das redes sociais tá generalizado. Minha paciência tá cada vez menor pro que tem lá. Não sei se pela idade, mas me sinto muito mais satisfeita com conteúdos longos, sejam vídeos ou textos e não é isso que está sendo ofertado por lá. Fico feliz que você tenha gostado da ideia do 'sem resenha'. Espero que funcione pra você tão bem quanto funciona para mim. Boa sorte com as suas metas! Feliz 2025!
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Compartilha com a gente a sua opinião <3