Entre rotina, estudos e teorias | Resumão de maio
16 junhoEita mês longo! Sinceramente me peguei com medo de acordar e ver que era 32 de maio. O tempo passou lentamente e senti como se tivesse vivido mil vidas, mas isso por conta da loucurinha que estou vivendo. Sou a pessoa que acredita em caminhos abertos e a necessidade de movimentação para que a vida aconteça, mas vivo num processo de me lembrar que nem sempre é confortável. Entre as movimentações que busquei para a minha vida temos a minha vida estudantil e profissional, já que infelizmente (ou não tão infelizmente assim já que eu adoro me estressar com essas coisas) escolhi vencer na vida por meio dos estudos e maio foi o mês em que o pensamento "sustente as suas gracinhas" quase virou um mantra. Fato é que sobrevivi a mais um mês de mestrado! Não foi fácil, mas até aí eu já sabia que não seria e ninguém me iludiu com esse processo. Tem sido engraçado e meio trágico, principalmente por estar me deparando com estudos avançados de uma área que não domino o básico. A título de curiosidade eu sou formada em arqueologia e me aventurei nesse mestrado em museologia para compreender como essa ciência lida com discussões patrimoniais que é a minha praia de pesquisa.
Isso de ir para outra área no mestrado é complicado, eu não conheço o colegiado, não conheço a universidade, não conheço vários textos e autores básicos e descobri que existe uma birra museologia e arqueologia, tá, nessa parte eu nem fico chateada por amo uma fofoca acadêmica. Mas dá para sentir que não é um ambiente aconchegante? Agora que escrevi isso, percebi que novamente ninguém me prometeu aconchego no ambiente acadêmico e não adianta ficar me sentido iludida com o óbvio. Tive minha primeira orientação e esse tópico é sensível, sinto que dias nebulosos estão por vir, mas é isso né? Sustentar as gracinhas. Também tenho sobrevivido (não sei como) à pós-graduação EAD, e fiz a prova de proficiência em inglês, infelizmente o resultado só sai na metade de junho e até lá vou ficar me questionando se ler manhwa e romances em inglês é o suficiente para comprovar alguma coisa em inglês.
Por incrível que pareça eu consegui assistir várias coisas e ler dois dos três livros que coloquei na TBR de maio. Finalizei Tempestade de ônix que é a continuação do famoso livro de dragões Quarta asa, e eu gostei bastante, esse volume em específico eu achei meio corrido, por vezes algumas partes pareceram desconexas e eu não sei se essa sensação foi por ler dando algumas pausas ou se a autora realmente deu uma adiantada e escreveu algumas coisas de forma mais "misteriosa" para desenvolver nos próximos volumes, mas ainda assim, a história não ficou ruim, ruim mesmo é ficar sem previsão para o lançamento da continuação. Outra leitura finalizada com o mangá Cinco centímetros por segundo. Eu fui super iludida achando que iria ler algo fofo, afinal, Makoto Shinkai botou no mundo as obras: Your Name e Suzume, duas animações super fofas! Ai a tonhona aqui foi ler e não prestou atenção no resto do nome do mangá: cinco centímetros por segundo - uma sequência de história curtas sobre a distância deles. Fui sedenta por uma história fofa de amor e recebi a realidade de namoros à distância.
Fui ousada e comprei livros. Ousada, pois tenho bastante livro físico na lista de não lidos, mas estava na promoção e um deles o Júbilo, memória, noviciado da paixão da Hilda Hilst está no meu desafio de 30 livros antes dos 30, não consegui resistir. Também peguei o terceiro volume do manhwa da Penélope que estava com cupom de 20% off, quem vai me julgar? Sobre O único destino dos vilões é a morte já tem resenha aqui no bloguinho e você pode conferir clicando aqui . Ainda nas aventuras literárias, em maio participei do ELVA, o primeiro encontro literário de Valença. Foi muito divertido participar do projeto, conversar sobre literatura é algo que eu amo e poder fazer isso na cidade em que aprendi a ler, compartilhei livros com amigos e construí boa parte de tudo o que eu sou hoje foi simbólico e significativo em vários graus. Não à toa o próximo território de identidade que vou ler para o desafio do Lendo a Bahia será o Baixo sul com autores valencianos.
O departamento de filmes foi mais interessante, assisti novamente o filme Devdas, dessa vez com um amigo e converti ele ao interesse por Bollywood. Para quem gosta de drama, fica minha humilde recomendação para assistir Devdas, tem dublado no YouTube, infelizmente com a qualidade de uma TekPix, mas é o que temos para hoje. Assisti à série Amor da minha vida na DisneyPlus, e que serie maravilhosa! Bruna Marquezine entregou uma coisa que eu nem sabia que estava com saudades de assistir: pessoas da minha idade vivendo os problemas que eu vivo. Comecei a assistir Tapas e Beijos que é o Sex and the city brasileiro e morro de rir com a palhaçada, mas uma grande questão é ver como uma produção de 2012 abordava de forma péssima assuntos envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+, e também fiquei me sentindo meio conservadora ao perceber meu choque com a série recebendo classificação etária +12, a história é literalmente sobre a vida amorosa dos personagens, o tanto de mulher semi nua dançando na boate de striptease é loucura, achei doze anos pouco, no mínimo 16. Fiquei doente e recebi cuidados da minha mãe que não mora comigo e veio me visitar, aproveitei e revi alguns filmes com ela: A que horas ela volta, Ainda estou aqui e Bacurau.
Maio rendeu horrores e agora só penso em São João, show da Rachel Reis e comer bastante milho e amendoim cozidos.
6 comments
Oi Van, como estás more? Você sempre consegue transformar a rotina acadêmica em algo tão autêntico e cheio de personalidade! Foi bom ver os altos e baixos do mestrado, especialmente essa sensação de estar em um território desconhecido. Já sei a quem vou pedir opiniões quando iniciar o meu - um dia, quem sabe -
ResponderExcluirE essa história do manhwa "Cinco Centímetros por Segundo" foi engraçada kkk! Eu também já caí nessa de achar que seria uma fofura e acabei me deparando com um drama de distância e saudade. Mas é isso aí, amiga! Você está arrasando e inspirando todas nós com sua coragem e dedicação. Estou adorando acompanhar e continue compartilhando sua jornada!
Beijos!
https://jusreads.blogspot.com/
Oi Ju! Quando precisar de alguma coisa relacionada ao mestrado pode mesmo me mandar mensagem! O que eu não souber com certeza as amigas que me ajudaram no processo podem tirar as dúvidas xD
ExcluirTem sido uma aventura e a real é que eu tô bem surpresa em ver que estou dando conta. E sobre a ilusão com leitura, menina, isso é foda kkkkkk eu fui sedenta por uma coisa fofa e feliz e quebrei a cara. Na TBR de junho eu fui mais cuidadosa e verifiquei cada leitura antes para ter certeza que seriam coisas leves e engraçadas.
Opa, seu maio foi produtivo! \0
ResponderExcluirFiquei impressionada que você com o combo arqueologia+museologia. A Jessica de 15 anos vibrou de emoção. Eu adorava assistir a documentários sobre isso naquela época. Espero que você consiga se sentir mais acolhida no ambiente acadêmico, porque o tema é tão interessante!
Adorando acompanhar sobre seus estudos e um pouco da sua rotina literária.
Beijos
Oi Jessica! Fui obrigada a ser produtiva kkkkkkk, vivendo no modo "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Arqueologia e museologia são duas áreas que chamam atenção e a curiosidade das pessoas né? Trabalhar com essas coisas não é fácil, é muito mais por amor do que por dinheiro e estabilidade financeira, e ver pessoas interessadas e valorizando dá sempre um quentinho no coração e a certeza de que não é em vão. Fico feliz que esteja gostando de ler sobre essas coisas, pois infelizmente eu não tô sabendo conciliar os estudos e outras áreas da minha vida e eventualmente vou estar choramingando por aqui sobre os desafios e compartilhando o lado bom também.
Excluirquando li tempestade de ônix foi no meio do surto coletivo que rolou. ainda nem acredito no preço que paguei pelo ebook na pré venda. completamente surtada. acompanhei lives, vídeos resumos, teorias. meudeus. mas acho que até colapsar com algumas coisas assim as vezes é bom. a poeira baixou e graças consegui focar em outras coisas além de ruminar essa falta de previsão pra lançamento do próximo livro HAHAHA
ResponderExcluire pós-graduação EAD, socorro. por mais que eu seja muito adepta de não ficar refém do presencial. seja para o que for. estudar EAD com prazos e basicamente tudo dependendo do nosso próprio interesse é meio desesperador. ainda tô processando o que rolou comigo HAHAHA acho que se eu cometer a volta aos estudos novamente tentarei presencial numa próxima oportunidade viu
força na peruca ai 😝 depois conta se as tática de comprovação de inglês deram certo HAHA sinto que vai ser a leitura (basicamente a ansiedade pra ler livros que não foram traduzidos) que vai me meter em enfim aprender a inglês devidamente. vai saber quando vamos precisar comprovar coisas em inglês, não é mesmo?
Oi!
ResponderExcluirJunho tá voando tanto que eu já vinha me esquecendo em como Maio foi longo!!
Mandando boas energias para o seu processo no mestrado e na prova de proficiência!
Falando em Tapas e Beijos, queria limpar um pouco as minhas séries atrasadas para assistir ele e Hilda Furacão, que estava uma febre no Twitter um tempo atrás.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Sinta-se livre para deixar um comentário! Caso não apareça a caixa de comentário, recomendo abrir a página no formato web/desktop