­
Icebergify + Playlists literárias | BEWA 2025 - Garota do 330

Icebergify + Playlists literárias | BEWA 2025

A Lana do blog    Porce-lana   está fazendo a segunda edição do    BEWA   (blog every week in April / blog toda semana em abril) e a meta ...


A Lana do blog  Porce-lana  está fazendo a segunda edição do  BEWA  (blog every week in April / blog toda semana em abril) e a meta é blogar mais, e além de apoiar mais atividades compartilhadas na blogosfera, eu quero voltar com a periodicidade aqui e explorar mais assuntos. A ideia dessa publicação saiu do gerador aleatório de temas elaborado pela Lana, estava sem criatividade e isso tem sido um problema recorrente por aqui. Como criatividade é uma habilidade que como qualquer outra precisa ser exercitada, resolvi usar o recurso como base e implementar ao meu modo. O tema que saiu lá foi "Divulgue seu iceberg do Spotify", então eu lembrei que além de gostar de música, eu tenho uma categoria no menu do blog para "playlists" e faz muitos anos que não atualizo essa parte. Na real eu tava pensando em desativar de vez, mas ainda não cheguei em uma conclusão sobre isso.


Esse é o meu iceberg de abril e tá maravilhoso, em cima dos mais populares e mais para baixo os artistas menos conhecidos? O que é uma canalhice sem tamanho a Rachel Reis, Os mutantes, Chico Science e Soulstripper embaixo. Inclusive isso daria uma playlist muito aleatória, fiquei com vontade de fazer, mas vai ser difícil ouvir Motinha da Rachel Reis e depois uma música super satânica do Ghost ou uma depressiva do Deftones.

Eu sou a pessoa viciada em fazer playlists, seja com as músicas favoritas de um artista até playlists específicas para um humor específico. Quando eu amo muito um livro, acabo fazendo playlist para eles com músicas mencionadas na história ou simplesmente uma trilha sonora que eu juro combinar com a história. Algumas das playlists que criei:

Para relaxar - do livro Doces rivais, a protagonista do livro gosta de ouvir new metal para relaxar, temos isso em comum (resenha do livro)

POV: você está lendo Assistente do Vilão - uma playlist divertida para a aventura da Evie (resenha aqui

Under the oak tree - Um dos meus manhwas favoritos, montei essa playlist enquanto lia a novel e foi mágico. Para quem gosta de rock e uma vibe medieval recomendo a playlist e a leitura

Heathcliff e Cathy - Um dos casais mais tóxicos da literatura! Não fiz resenha de O morro dos ventos uivantes, pois na época que li o blog ainda não existia. Quero muito fazer essa releitura. A playlist tem uma pegada gótica e músicas que fazer alusão a um amor para além da morte.

Trilha sonora da Feyre - Foi impossível não pensar em algumas músicas enquanto lia ACOTAR. São músicas mais do gênero rock numa pegada animada pela aventura que a coitada teve que enfrentar para salvar os feéricos. (resenha aqui

Feitos de sol - Um nacional muito fofo com representatividade LGBTQIA+. Não tem resenha dele por aqui, pois o blog estava inativo nessa época, talvez eu traga algo sobre ele em breve. A maioria das músicas são citadas no livro.

Almas gêmeas - Uma playlist com músicas românticas, para um livro que fala sobre almas gêmeas. Meio clichê? Talvez. Mas é uma playlist ótima. (resenha aqui)

Essa publicação me deixou animada para fazer mais coisas sobre música por aqui

Leia Também

6 comments

  1. Oi Vaneza, tudo bem?
    Eu também tinha problemas pra conseguir manter o blog sempre ativo, mas depois que reduzi as postagens para 1x semana tenho me saído bem. Tenho tempo de planejar, programar e retribuir os comentários. Mas para postar mais vezes esses desafios são interessantes.

    Nossa, queria ser igual você pra criar playlist. Quando quero ouvir uma seleção específica tenho que ficar procurando entre as favoritas até achar. Seria muito mais fácil com listas menores. Tenho uma pra escrever, bem aleatória, outra com músicas românticas, uma dançante e outra com minhas favoritas do Imagine Dragons. De resto é bagunça! XD

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina! Então, quando eu voltei com o blog no ano passado, eu coloquei essa meta semanal, mas acabei não dando conta. Entre elaborar um tema, escrever, tirar foto e revisar eu fui me atrapalhando com outras demandas e não consegui manter o ritmo semanal. Quero me organizar colocando na rotina diária um tempinho para escrever aqui, ler outros blogs, responder comentários, fazer eventuais reparos no site... Mas tudo isso demanda organização kkkkk. Fazer playlists é uma habilidade que eu amo ter, sempre tô criando alguma e alimentando as várias já existentes, me poupa um tempão quando eu tô querendo ouvir música. Buscar por playlist de outras pessoas pode ser uma opção interessante para você, quando eu quero ouvir coisas novas faço isso.

      Excluir
  2. Oi!
    Adoro desafios assim e eu bem queria fazer mais playlists literárias, ando na média de fazer uma por ano no máximo, tenho uma de Assistente do Vilão que ainda não acho que está redondinha e foquei em colocar músicas pop com vibe medieval (já ouviu falar no medieval core? é bem divertido). Inclusive Bad to the Bone e You Give Love a Bad Name concordo demais.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana! Eu amo músicas com uma vibe medieval! Gosto muito desse estilo para as playlists de fantasia, para Assistente do vilão eu fiquei pensando numa trilha sonora para um filme com as cenas engraçadas e aqueles momentos de ação com um rock icônico, mas medieval também combina muito já que a história acontece nesse contexto meio conto de fadas. Bad to the bone e You give love a bad name são as músicas 100% Vilão e Evie shipp xD

      Excluir
  3. Olá Veneza, tudo bem?
    Adorei a inicitiva, tive blog a um tempo atrás mas agora que voltei percebi que diminuiu muito o movimento, então isso é ótimo para reviver um pouco as postagens nos blogs!
    Quando as playlists achei muito bacana, a música é uma arte que anda junto com a literatura, e já vi muitos livros que já até vem com uma playlist pra ouvir enquanto está lendo! Eu não tenho muito o costume de ouvir algo enquanto leio, tenho que treinar mais, mas adoro conferir as músicas citadas nos livros depois que termino o capítulo ou a leitura. Muito boa a postagem!
    Fina Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emília! Sim, a comunidade não tá tão no boom que era antes, mas ainda persistimos e acho que temos potencial para fazermos coisas legais por aqui e totalmente contra o formato quadrado das redes sociais. Amo essa junção de música e literatura! Também não costumo ouvir música enquanto leio, prefiro garantir minha atenção na história, mas amo ouvir playlists e ficar lembrando dos livros e cenas que amei ter lido. Aí já viu né? É faxina ouvindo música e pensando em livro, cozinhando e cantando uma música que eu acho a cara de algum casal fictício kkkkkk

      Excluir

Sinta-se livre para deixar um comentário! Caso não apareça a caixa de comentário, recomendo abrir a página no formato web/desktop